Evento online marca o Dia da Luta Antimanicomial

A data é alusiva à conquista histórica dos movimentos sociais

Por RJNEWS em 18/05/2021 às 10:06:24

O Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Macaé, realiza nesta terça-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma roda de conversa com o tema: "18 de maio – um ato de re-existência". O evento online acontecerá às 14h, pela plataforma Google Meet. A data é alusiva à conquista histórica dos movimentos sociais que conseguiram reorientar a assistência em saúde mental no Brasil.

A programação contará com participação da professora doutora Gizele Martins (UFRJ-Macaé), além de poesia por Fabrice Sanches, CAPS Betinho e música com Sueli Benante, do CAPSI Oficina da Vida, entre outros convidados. O acesso à reunião poderá ser feito pelo link: https://meet.google.com/czh-rpuv-emu.

Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi criado para celebrar um marco alcançado a partir de 1987, quando passou a se exigir que o tratamento na saúde mental estivesse baseado na liberdade, nas práticas de cuidado territorial e, principalmente, alinhado aos direitos humanos. É dentro desse contexto que surgem os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que cuidam em liberdade e que estimulam o protagonismo por conta dos usuários.

"Comemoramos ainda as boas experiências ao longo desse tempo de CAPs, a partir desse novo paradigma assistencial e, em Macaé, a data também celebra o Dia Municipal da Luta Antimanicomial, criado a partir de um projeto de lei de iniciativa popular. O evento desta terça é aberto a toda sociedade, com o propósito de desconstruir o olhar estigmatizado que se tem acerca da loucura", explica o terapeuta ocupacional, Júlio Alves, que atua no CAPs AD, destacando ainda que, por conta da pandemia, o evento, tradicionalmente realizado nas ruas, terá uma versão virtual.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki