BRK Qualifica forma primeira turma de bombeiros e bombeiras hidráulicos em Macaé

Projeto realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI qualificou profissionais para atuação no mercado formal e de forma autônoma, incentivando a geração de renda

Por Assessoria em 09/08/2022 às 13:37:40

O BRK Qualifica, realizado pela concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé-RJ em parceria com a Firjan SENAI SESI, formará a sua turma do curso de bombeiros e bombeiras hidráulicos nesta terça-feira (9). O primeiro grupo a participar do projeto foi formado, prioritariamente, por moradores e moradoras do Lagomar, que, além da qualificação profissional, passaram por aprendizados sobre formação cidadã, com o desenvolvimento de habilidades sociais e competências profissionais importantes para elevar o potencial de empregabilidade.

Após passarem por, aproximadamente, dois meses de preparação, a certificação emitida pelo SENAI e reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) permitirá, não só a qualificação para atuação em empregos formais na área de saneamento, mas também desempenhar a atividade de bombeiro hidráulico de forma autônoma, incentivando a geração de renda para esses alunos.

- A BRK se empenha para ser parte das comunidades em que está presente, em transformar o serviço prestado em bem-estar para as pessoas. E, para além da nossa atuação operacional, apoiar o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que atuamos, buscando alternativas para estimular a empregabilidade e a geração de renda é parte importante deste trabalho de levar saneamento para além do básico – ressalta o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago.

Os impactos positivos da primeira turma do BRK Qualifica vão além, já que para a formação da turma levou em consideração a promoção da diversidade, da inclusão e, em especial, da equidade de gêneros, com uma participação efetiva de mulheres no curso: "O que me estimulou foi a busca por conhecimento em áreas que, assim como eu, todos precisam no dia a dia. Me sinto incluída tendo a oportunidade de participar de um mercado, em sua maioria, composto por homens. É muito bom poder fazer parte disso", relata a jovem Ingrid Duarte Lima, de 18 anos.


Nova turma

Após a conclusão da primeira turma do projeto BRK Qualifica, a previsão é de que, em breve, novas vagas sejam abertas para a formação gratuita no curso de bombeiros e bombeiras hidráulicos. Para acompanhar as informações do processo seletivo do BRK Qualifica, acesse o site brkambiental.com.br/macae e siga as redes sociais da concessionária.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki