Empregabilidade e qualificação profissional são prioridades em Macaé

Por RJNEWS em 14/07/2022 às 05:51:02

Para estreitar as relações entre a qualificação profissional e a empregabilidade, o prefeito Welberth Rezende recebeu, nesta quarta-feira (13), representantes da Petrobras e Firjan/Senai. A proposta foi solicitar a abertura de até 20% das vagas do mercado de óleo e gás para profissionais sem experiência, já que os contratos atuais exigem dois anos. Em contrapartida, a Prefeitura de Macaé, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e Adjunta de Qualificação Profissional, irá promover diversas ações para capacitação desse público, conforme as exigências da área de negócios, principalmente, offshore.

"A prioridade número um do governo municipal para a população é a empregabilidade, por isso, é fundamental fazer esse elo com a qualificação profissional. Para os contratos vigentes, não é mais possível, porém, podemos mudar o cenário nos próximos. E, para que isso aconteça, é importante sinalizar a questão com a empresa que mais emprega nossos profissionais na região. Temos que dar oportunidades para pessoas que acabaram de fazer cursos de soldador, caldeireiro, pintor industrial, por exemplo", frisou o prefeito.

O gerente de Disponibilidade de Recursos e Serviços da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos (UN-BC), Tiago Colzani, destacou a importância do diálogo para avançar em soluções que irão atender ao mercado. "Precisamos de um equilíbrio entre os requisitos de segurança desde os serviços simples aos mais complexos até as necessidades do poder público, mercado fornecedor e organizações. O encontro é fundamental para reforçar esse compromisso", acrescentou Tiago.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, falou sobre a importância do relacionamento com o mercado. "Macaé está sempre avançando na proatividade com o mercado e, além disso, continua entregando mão de obra, desburocratização de processo, celeridade na emissão de licenças, entre outras ações que buscam fomentar o desenvolvimento do município", disse Rodrigo.

O gerente de suprimentos da UN-BC, Esdras Barros, ressaltou que a Petrobras tem sensibilidade social sobre o assunto e, por isso, já existe um grupo de trabalho que está empenhado em estudar o caso. "Temos que priorizar tempo de experiência por questão de segurança, mas já estamos analisando casos em que é possível considerar algumas certificações para o primeiro acesso à empresa", ressaltou Esdras.

O secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, informou que a prefeitura já prepara uma licitação para a contratação de diversos cursos na área de óleo e gás. "A nossa população precisa estar qualificada para o mercado e a administração municipal realizará todos os esforços para atender as exigências do mercado", frisou.

Participaram do encontro, a secretária adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes; o coordenador de Educação Profissional do Senai-Macaé, Wagner Nascimento Pinto; representante de Relações com Poder Público Estadual e Municipal da Petrobras, Eduardo Santos; representantes do Senai, Eliane Azevedo e Thiago Velejo Rodrigues (online).

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki