Brasil vive uma epidemia no trânsito e só a conscientização é capaz de reverter esse cenário

Secretários da região falam sobre a importância do respeito às leis de trânsito

Por RJNEWS em 15/05/2021 às 04:42:00
Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking entre os países que mais mata no trânsito

Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking entre os países que mais mata no trânsito

Secretários da região falam sobre a importância do respeito às leis de trânsito para que seja possível reduzir o número de ocorrências

Durante o mês de maio, existe uma grande movimentação de conscientização para que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, aprendam a importância de colaborar para um trânsito mais seguro. Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar entre os países que mais matam no trânsito, e segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil usa 3% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de R$ 220 bilhões, para pagar os custos decorrentes dos acidentes de trânsito. E só a conscientização de todos poderá mudar esse resultado.

Durante o lançamento da campanha, o presidente da (Confederação Nacional de Transporte) CNT, Vander Costa, comparou a realidade atual do trânsito brasileiro, com uma epidemia e pediu que a mensagem do Maio Amarelo permaneça durante todo o ano.

"Precisamos enraizar na pauta do cotidiano da sociedade, a segurança viária como tema de importância maior. Para isso, é necessário mobilizar todos os segmentos em torno de um objetivo comum: salvar vidas. Afinal, a violência no trânsito, assumiu características de uma epidemia e isso tornou um dos principais problemas de saúde pública, com implicações sócio econômicas em todo o mundo. Estou certo de que essa batalha não começa e nem se encerra em maio. O mês é apenas uma referência e uma revitalização do discurso, e das práticas da cultura de respeito à vida. Que a mensagem do Maio Amarelo seja estendida por todo o ano de 2021", afirmou Vander Costa.

Este ano, o tema do movimento é Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito. O diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, aproveitou o momento para fazer com que as pessoas entendam a gravidade do assunto. E lembrou que diferente do coronavírus, que não temos controle, no trânsito é possível salvar vidas.

"As regras de trânsito são nossos protocolos, assim como eu aprendi a usar a máscara e o álcool em gel, é preciso aprender a respeitar a faixa de pedestres, não usar o celular enquanto dirige, respeitar os limites de velocidade, e isso devemos levar para a sociedade, para as pessoas mais simples, desde a criança até o idoso. Tudo isso para que possamos diminuir os números de pessoas mortas e sequeladas no trânsito. Porém, precisamos lembrar que no trânsito, a nossa "vacina" está no comportamento das pessoas, nas atitudes que cada um de nós, adota, em todas as situações de trânsito", afirmou Ramalho.

Ramalho falou ainda das estatísticas. "Para cada pessoa que vem a sofrer um óbito em uma ocorrência de trânsito, dez outras ficam sequeladas permanentes. Tanto é que estamos até mudando essa nomenclatura, inclusive até em normas da própria Associação Brasileira de Normas Técnicas, que não é só uma semântica, não chamar mais de acidente, chamar de ocorrência de trânsito ou sinistro de trânsito. Isso porque a palavra acidente, nos remete a uma fatalidade, algo que eu não consegui controlar, e isso não é verdade. E nós sabemos que antes de um acidente acontecer, segundos antes, aconteceu uma negligência, uma imprudência ou uma imperícia", disse.

Motoristas de Rio das Ostras não respeitam sinal de trânsito: No último mês, 1800 motoristas avançaram o sinal

Os dados registrados pela Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras com relação às infrações no trânsito são assustadores. Somente no mês de abril, 1800 motoristas foram flagrados ultrapassando o sinal vermelho. Outras 1544 multas foram aplicadas por estacionamento irregular, seguindo de 608 por ultrapassagem pelo acostamento e outras 469 por transitar na contramão.

Com tantas infrações, o número de ocorrências consequentemente também foi alto. Durante o mês de abril, 402 ocorrências foram registradas, sendo 244 colisões, 71 abalroamento, 32 choque, oito tombamentos, cinco capotamentos, cinco atropelamentos e outras 37 não definidas.

Para minimizar esses dados, o Secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Marcus Rezende, relata que existe um planejamento para que em breve o sistema de trânsito, que existe no município e que é considerado muito bom e funcional, fique ainda melhor.

"Nosso atual sistema é bastante funcional, mas existe sim um projeto para melhorar ainda mais essa realidade. Em breve, a prefeitura irá abrir um processo licitatório para fazer o videomonitoramento da cidade. Com isso, atuaremos para fazer a integração das câmeras de monitoramento, com as câmeras dos semáforos. Um verdadeiro cerco eletrônico será formado para que nossa secretaria consiga estatísticas mais precisas e identifique as ações possíveis para melhorar não só o nosso trânsito como também a segurança pública", anunciou.

Além disso, o secretário também falou sobre o projeto de implementar a semaforização em tempo real, ou seja, através de um sistema automático e computadorizado, será possível a atualização, em tempo real, da sinalização, conforme a demanda que o fluxo de trânsito apresentar.

Além dos projetos estruturais, o município também atua na conscientização constante da população. "Além das campanhas regulares como o maio amarelo e a semana no trânsito em setembro. Nós realizamos muitas ações nas escolas, pois entendo que na base que conseguimos mais resultados. As crianças, além de aprenderem para praticar no futuro, normalmente, começam a cobrar os pais o cumprimento das regras de trânsito. Os nossos agentes de trânsito também possuem um papel importante na conscientização diária da população. Acredito que as ações pontuais são necessárias, mas precisamos da conscientização diária e adequada as demandas do nosso município", frisou.

Por fim, o secretário fez um apelo aos motoristas. "Primeiro, gostaria de pedir que valorizem a vida e que respeitem o Código de Transito Brasileiro em sua totalidade, inclusive, gostaria de enfatizar a importância de respeitar às ordens emanadas pelos Agentes de Trânsito. Depois, que mantenham seus veículos em boas condições de tráfego, o que ajuda sobremaneira a fluidez do trânsito, a mobilidade urbana e a diminuição de acidentes", finalizou.

Secretário de Ordem Pública de Casimiro ressalta: "O trânsito também é uma arma"

Wellington Lima, assumiu a Secretaria de Ordem Pública de Casimiro de Abreu há um mês, mas já têm planos para melhorar o trânsito na cidade e reduzir o número de acidentes. Segundo ele, atualmente, o maior número de acidentes de trânsito registrado na cidade ocorre no Distrito de Barra de São João.

"Estou assumindo a pasta agora, mas já iniciamos um estudo técnico para fazer um diagnostico geral da situação do trânsito na nossa cidade e encontrar alternativas, que ajudem a melhorar o trânsito. Também aumentamos a fiscalização nas estradas e nossa equipe vem trabalhando a conscientização entre os motoristas", contou.

Para Wellington Lima, o trânsito é uma arma tão perigosa, quanto uma arma de fogo. "Um veículo na mão de quem não respeita as leis de trânsito é tão perigoso quanto uma arma de fogo. Temos conhecimento de muitas tragédias ocorridas por imprudência. Nós, da Mobilidade Urbana, estamos fazendo nossa parte atuando para melhorar a sinalização, orientando a população, mas é necessário que todos façam sua parte", frisou.

O secretário finaliza fazendo um apelo à toda população. "A população precisa entender que o trânsito é um espaço coletivo. Motoristas, ciclistas, pedestres, ocupam um mesmo ambiente e cada um precisa saber respeitar o seu espaço e as leis de trânsito. Só assim poderemos reduzir as chances de acidentes", concluiu.

Macaé realiza blitz educativa durante o Maio Amarelo

Em Macaé, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana já está trabalhando na divulgação da campanha do Movimento Maio Amarelo 2021. Além das campanhas por meio de mídia social, o setor realizará três Blitz Educativas – Maio Amarelo, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

As Blitzen Educativas serão foram iniciadas no último dia 12, na Avenida Atlântica, no bairro Cavaleiros; no dia 20, na Praça Nagib Mussi, no Parque Aeroporto, e no dia 27, na Avenida Rui Barbosa (Praça Veríssimo de Melo), no Centro. A ação ocorrerá das 11h às 15h.

Para o Coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, essas ações são consideradas positivas. "Desde o início de janeiro, estamos desenvolvendo campanhas educativas. E o retorno tem sido positivo. No Maio Amarelo, além das mídias sociais, estaremos realizando a Blitz Educativa orientando e entregando material para que as pessoas absorvam os ensinamentos para a redução dos acidentes de trânsito", informou o Coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, reforçou a importância do Maio Amarelo e de ações educativas para a redução dos acidentes de trânsito. "Seja gentil. Não é à toa que essa é uma das frases mais usadas nas campanhas de trânsito. O respeito ao outro e a responsabilidade ao dirigir podem salvar vidas. O Maio Amarelo é uma campanha mundialmente conhecida que visa conscientizar o uso correto dos meios de transporte e Macaé não podia ficar de fora. Por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da secretaria está promovendo ações dentro desta iniciativa ", ressaltou.

Conceição de Macabu mantém conscientização dos motoristas, apesar do baixo número de ocorrências

O município de Conceição de Macabu registrou um baixo número de ocorrências no trânsito, no decorrer dos primeiros meses de 2021. Mas, apesar das estatísticas, as equipes procuram manter o trabalho de conscientização.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Ordem pública, no total, as equipes atenderam apenas oito chamados de acidentes, no período entre 01 de janeiro e 13 de maio. Sendo três ocorrências com motos, três com carros, uma bicicleta e um envolvendo um caminhão.

Assim como os dados já sinalizam, o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Manolo Navarro, ressaltou que a não utilização do capacete pelos motociclistas é a principal infração registrada na cidade.

"O maior número de infrações na cidade é a falta do capacete para o passageiro de motocicletas, seguido da falta de capacete pelos condutores. A Secretaria de Segurança, junto à Inspetoria de Trânsito, tem procurado orientar e vem atuando os infratores. Estão sendo realizadas blitzes periódicas para coibir a prática destas e outras infrações", frisou Navarro.

Sobre a campanha Maio Amarelo , o município planeja realizar uma campanha ao longo da segunda quinzena de maio, mas as atividades ainda não foram definidas.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion