Consultório na Rua realiza ação itinerante de vacinação contra a gripe

Por RJNEWS em 02/07/2022 às 06:51:35
O objetivo é atender outras pessoas na mesma condição que ainda não receberam o imunizante

O objetivo é atender outras pessoas na mesma condição que ainda não receberam o imunizante

O programa Consultório na Rua recebeu, nesta quarta-feira (29), mais uma ação itinerante de vacinação contra a gripe junto aos que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua). As doses foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde na sede do Caps Ad. As próximas atividades voltadas para imunização vão acontecer no decorrer do mês de julho nas sedes do Centro-Pop e Pousada da Cidadania.

A programação da imunização segue um cronograma específico e também percorre praças. O objetivo é atender outras pessoas na mesma condição que ainda não receberam o imunizante. Caso alguém ainda não tenha se vacinado deve procurar o Centro Pop para posterior encaminhamento. Além disso, todo usuário do sistema que for atendido e estiver sintomático é imediatamente encaminhado para o Consultório de Rua para avaliação do quadro e encaminhamentos futuros, caso haja a necessidade.

Além da imunização, o Consultório na Rua também promove ações na área central, a exemplo das visitas no território, ou seja, nas praças como Santos Drumond (Miramar), Veríssimo de Melo (Centro), além do Campo do Oeste.

Outras atividades são as visitas em assentamentos com orientações sobre temas como "Pré-natal e cuidados da saúde da mulher e do homem", "Boas práticas de higiene odontológicos", principalmente para as crianças, "Acompanhamento de hipertensão e diabetes" e "Saúde Mental". Também são destacadas informações sobre a atualização do Cadastro Único e Bolsa Família.

O coordenador Victor Tavares (Residência em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) afirma que o acolhimento e a articulação em rede são essenciais. "A ideia é que todos em vulnerabilidade, recebam a imunização. Estamos registrando um interesse expressivo, isso é importante para prevenção da saúde. Em 2021, por exemplo, a equipe também realizou a vacinação em massa, considerando o princípio do SUS e a equidade", ressalta.

Consultório - O programa desenvolve ações integrais de promoção, prevenção da saúde e proteção, frente às necessidades dessa população. O trabalho conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, médico clínico geral, agente comunitário de Saúde e assistente social.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki