Lab Cidades Criativas entrega revitalização na Praça Washington Luiz

Por RJNEWS em 29/06/2022 às 06:22:03
 A praça é um dos espaços mais democráticos do mundo, a praça é de todos!

A praça é um dos espaços mais democráticos do mundo, a praça é de todos!

Ocupação dos espaços públicos, valorização da cultura e da arte. Com esses objetivos, Macaé foi o primeiro município a receber o programa "Laboratório de Cidades Criativas". Nesta terça-feira (28), os trabalhos frutos da iniciativa foram entregues: a revitalização da Praça Washington Luiz, no Centro, incluindo a reforma do parquinho infantil Professora Maria Angélica Oliveira das Dores e da Academia Popular.

O Laboratório de Cidades Criativas é promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, e conta com apoio institucional da Prefeitura de Macaé. Durante o evento, a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, destacou a escolha de Macaé como primeira a receber o programa.

"Estamos trabalhando para a democratização da cultura e desconcentração dos recursos da cultura, levando projetos como esse para além da capital. Começamos por Macaé. Escolhemos uma cidade que tem na sua vocação a criatividade. Essa praça é da cidade, dos artistas, dos moradores... É um projeto bonito e potente, um trabalho especial. Agradeço a colaboração da prefeitura. Essa parceria com a cidade foi fundamental nesse processo", declarou Danielle.

"Vi de perto o trabalho sendo feito, os artistas trabalhando e a praça com uma grande tela. A praça é um dos espaços mais democráticos do mundo, a praça é de todos! Então é bem proveitoso o investimento nesses locais. São 70 praças no município que nós já começamos a revitalizar. Que tenhamos mais cultura e mais praças e espaços como esse de convivência", afirmou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, agradecendo ainda a parceria com o governo estadual.

"Há 90 dias recebi a notícia de que havíamos sido contemplados com essa obra. Está aí: a primeira praça desse grande projeto, que é o programa Lab Cidades Criativas no estado do Rio de Janeiro. Agradeço muito a parceria da Secretaria Estadual de Cultura, da empresa Enel e dos gestores da Quitanda Soluções" ressaltou o Secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi.

A revitalização da praça Washington Luiz foi feita com técnicas de urbanismo tático e Retrofit, que oferece modernização espacial, sem alteração arquitetônica. Pinturas com diferentes cores realçam o espaço e trazem um colorido que torna a experiência de lazer e cultura na praça mais atrativa.

A inauguração contou com apresentação de violino, feita pelo artista de rua Gabriel Vertelo; além da Banda da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart); e capoeira, conduzida pelos mestres Anun e Kiko, que atuam no Projeto Arte por Toda Parte do bairro Fronteira.

O evento contou ainda com a presença de secretários municipais e vereadores de Macaé; além do Superintendente da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Maxwell Vaz.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion