Prefeitura prepara desfile cívico comemorativo dos 209 anos

Por RJNEWS em 25/06/2022 às 08:01:55

Em comemoração ao aniversário de 209 anos de Macaé, a Prefeitura realizará o tradicional desfile cívico, em 29 de julho (sexta-feira), na Avenida Elias Agostinho, no bairro Imbetiba. A previsão da Secretaria de Educação, que coordena o evento, é a redução da duração do desfile, de cerca de três horas para uma hora.

O tema deste ano é "Cuidar do ambiente é cuidar da gente. O amanhã depende de nós", conforme proposta do Caderno de Orientações Pedagógicas (COP) da Rede Municipal de Educação. A concentração para o desfile será às 8h, na rua da Igualdade, e o início do ato cívico, às 9h. O encerramento se dará na Av. Agenor Caldas.

"Estamos em contagem regressiva para o desfile. Contamos com a participação da sociedade civil para a realização de um belo evento", disse a secretária de Educação, Leandra Lopes.

A superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire, informou que a data terá carga horária contabilizada como dia letivo e espera o engajamento de, no mínimo, 10% do contingente de cada unidade educacional. "Buscamos otimizar o desfile, que será formado por alas identificadas por faixas. A identificação não será mais por instituição. Também as leituras das apresentações serão feitas apenas por ala. Isso reduzirá o tempo de desfile, com duração prevista para uma hora aproximadamente", destaca.

Este ano, alunos do Centro Municipal de Idiomas (CMI) se apresentarão interpretando o Hino de Macaé em inglês. Dez bandas marciais escolares participarão do desfile, que será aberto pelo pelotão cívico-militar, seguido pelas instituições que prestam atendimento a pessoas com necessidades especiais.

As escolas virão logo após, na seguinte ordem por segmento: Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental (incluindo o Centro Municipal de Idiomas), Ensino Médio (unidades da Região Serrana de Macaé e Colégio de Aplicação da Funemac-CAp) e Educação de Jovens e Adultos.

Por fim, as instituições de ensino superior, as secretarias municipais e as instituições da sociedade civil desfilarão. O cortejo será encerrado pelos grupos de ciclismo e Motoclube. As instituições que desejarem participar da comemoração cívica devem encaminhar um e-mail para o endereço desfilecivicomacae2022@gmail.com.

O evento será realizado através da colaboração entre os diversos órgãos municipais. No anfiteatro da praia de Imbetiba, uma feirinha de gastronomia de rua será montada para atender ao público presente.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion