Inscrições abertas para Trilha Formativa

Por RJNEWS em 24/06/2022 às 06:54:32

Estão abertas até terça-feira (28), as inscrições para a Trilha Formativa "Elaboração e monitoramento da Implementação do Plano Municipal de Primeira Infância". A programação faz parte do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), uma realização da Avante - Educação e Mobilização em parceria com a Petrobras. Para se cadastrar basta acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdM0gEXtWFL2r6n9tFn6TMpbQa63Vyuz-TGTkMs-M1V6LPQYA/viewform. A formação faz parte de um cronograma para a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.

Estão abertas 42 vagas, sendo sete para cada uma das áreas contempladas (Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar + CMDCA e Sociedade Civil).Podem se inscrever agentes públicos das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, conselheiros municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros tutelares, outros operadores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), integrantes de OSCs, comunicadores e lideranças locais.

A Trilha Formativa será ministrada nos dias 29 de junho (quarta-feira) e 14 de setembro em formato híbrido. Os encontros virtuais serão síncronos, ou seja ao vivo, e vão acontecer às quartas-feiras, das 14h às 17h. Já os 4º, 6° e o 7º encontros serão realizados em formato presencial, durante os dias 3 , 17 e 24 de agosto. Para finalizar, o 9° encontro da Trilha Formativa , também será presencial, no dia 14 de setembro. No encerramento da programação haverá entrega de certificados de participação, para quem apresentar, no mínimo, 75% de presença.

Durante a programação serão promovidas reflexões sobre conceitos, dimensão política e técnica do PMPI e sua importância para a política de atendimento dos direitos da criança pequena no município. Também serão destacados aspectos importantes como o diagnóstico da situação da Primeira Infância, a participação social, além das políticas e ações intersetoriais como elementos necessários ao processo de elaboração ou revisão do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) .

Em todos os encontros serão discutidos conceitos básicos, possibilidades, condições necessárias e desafios que o município pode enfrentar no processo de elaboração/revisão do PMPI. De forma participativa, as atividades visam estimular a troca de experiências e a socialização de conhecimentos entre os participantes, além de prepará-los para integrarem e fortalecerem as Comissões Intersetoriais responsáveis pela elaboração ou revisão do Plano.

O Primeira Infância Cidadã foi lançado em Macaé no dia 25 de agosto de 2021, em uma reunião virtual, da qual participaram, além de integrantes da Avante e da Petrobras, vários secretários municipais e autoridades locais. Vale lembrar, que o projeto reúne a iniciativa privada, diversas instâncias do poder público e a Petrobras. Juntos, eles irão elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância do município e atuar não só pelos direitos das crianças pequenas, como pela educação inclusiva e de qualidade para todas.

O Projeto Primeira Infância Cidadã é uma realização da Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância que tem atuação em 15 municípios brasileiros nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Já a Avante – Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há mais de 25 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki