Prefeitura e Aeroporto reforçam parceria para a Macaé do futuro

Grandes empresas do país e do mundo estão sediadas em Macaé

Por RJNEWS em 14/05/2021 às 14:43:58
Aeroporto de Macaé é referência do setor no país

Aeroporto de Macaé é referência do setor no país

Mesmo diante da pandemia, o desenvolvimento econômico está levando Macaé à cidade do futuro e ambiente de negócios competitivos. Em reunião realizada na quarta-feira (12), entre a Prefeitura de Macaé/secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Fazenda com a empresa suíça Zurich Airport Brasil, administradora do Novo Aeroporto, foram discutidas soluções estruturantes para tornar o município ainda mais atrativo. A ideia é criar uma Zona Especial de Negócios, como acontece em alguns países que usam o entorno do aeroporto para a criação de complexos empresariais e industriais.

Grandes empresas do país e do mundo estão sediadas em Macaé e o município possui a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro. Neste cenário, alavancado pela consolidação do gás, está o Novo Aeroporto de Macaé (MEA) que investirá, inicialmente, R$ 160 milhões no projeto fomentando ainda mais a economia de Macaé dentro do plano de desenvolvimento municipal.

"O desenvolvimento econômico é a marca do governo do prefeito Welberth Rezende que trabalha para que a população tenha boas oportunidades de emprego e renda e, dessa forma, tenha melhor qualidade de vida. Assim construímos esse ambiente favorável de negócios que caracteriza a atual gestão municipal, um modelo que apresenta soluções para as principais questões do município e seus cidadãos", destacou o secretário Rodrigo Vianna.

Ele acrescentou que o óleo e o gás movem os negócios no município e, com o novo aeroporto, as soluções para Macaé avançar serão completas em termos de estrutura e negócios. "A ideia é ter uma rede de soluções logísticas integradas ao mercado e retroalimentar os serviços de outros setores como hotelaria, bares, restaurantes, o turismo e demais atividades", enfatizou o secretário.

Vianna participou da reunião junto com a coordenadora do setor de Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) da prefeitura, Carla Alves Faria. Da Zurich Airport, participaram o gestor de operações e negócios offshore, Fernando Castro; o diretor de Operações, Fábio Marques; a gerente de projetos, Jasmine Reis; a gerente jurídica, Tamara Oliveira; e a gerente de Contabilidade, Bruna Fischer, que participou virtualmente de Florianópolis (SC). O grupo apresentou o projeto de modernização do aeroporto e se concentrou em detalhar a obra e os negócios.

O gestor do Aeroporto explicou que mais do que modernizar a estrutura do aeroporto, a Zurich Airport Brasil investe na geração de parceiros e negócios e posiciona seus aeroportos como locais também para compras, passeios e lazer. Castro quis conhecer o que o município oferece da realidade tributária com vistas a atrair parceiros para promover o empreendimento e contribuir para alavancar ainda mais a economia local. Carla Faria, da Fazenda, informou que Macaé tem a menor alíquota possível e oferece outras facilitações para a instalação de empresas.

Com voos de helicópteros para atender à indústria offshore da Bacia de Campos, o aeroporto de Macaé é referência do setor no país e também realiza voos comerciais diários para o Rio de Janeiro.
A Zurich Airport é dona do Aeroporto de Zurique (Suíça), considerado um dos melhores do mundo, e obteve a concessão do aeroporto de Macaé, a partir de leilão do governo federal, em 2019. No Brasil, ela também administra os aeroportos de Florianópolis (SC), Vitória (ES) e tem participação no aeroporto de Belo Horizonte (MG). Se destaca, ainda, nos investimentos na América Latina com aeroportos na Colômbia, Chile e Curaçao; em 2019 também ganhou a concessão para construir e operar o segundo aeroporto de Nova Delhi, na Índia.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion