Representantes da região participam do 1º Fórum Municipal de Artesãos

O objetivo do encontro foi discutir demandas e propostas de fomento do setor artesanal, que constitui importante ferramenta de geração de renda e preservação da história de cada um dos 92 municípios fluminenses

Por Assessoria em 03/06/2022 às 14:52:45

Representantes de Macaé estiveram presentes no 1º Fórum Municipal de Artesãos, realizado no dia 31 de maio, no Serviço Social do Comércio (Sesc), Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi discutir demandas e propostas de fomento do setor artesanal, que constitui importante ferramenta de geração de renda e preservação da história de cada um dos 92 municípios fluminenses.

O coordenador de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura, Bruno Ribeiro, ressaltou que o evento foi importante para os artesãos macaenses. "Participaram 15 artesãos e o encontro contribui com muito aprendizado e novas iniciativas que podem ser implementadas no setor", informou.

Ele destacou ainda que a Secretaria Municipal de Cultura incentiva a classe e sempre participa de eventos como palestras e fóruns para troca de conhecimentos no setor. "Neste mês, iremos trazer representantes da Secretaria de Turismo para o cadastro presencial no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o que não acontece desde 2017. O artesão cadastrado consegue descontos na compra de material para que possam confeccionar os seus produtos", acrescentou.

Bruno informou ainda que durante o evento foram debatidos diversos assuntos. Entre eles: isenção do ICMS; realização do Fórum Municipal do Artesão, em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, ainda este ano; fortalecimento da criação de associações de artesãos nos municípios, com a documentação correta e que possam se filiar à Federação, como forma de maior incentivo aos artesãos.

A partir das propostas discutidas no Fórum Municipal do Rio de Janeiro, as outras 91 cidades fluminenses promoverão suas próprias edições do evento, atendendo às demandas locais.

Fonte: Ascom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki