CONTEC

Defesa Civil realiza simulação de emergência no Colégio Ancyra

Por RJNEWS em 22/05/2022 às 06:47:16
A iniciativa pretende mobilizar cerca de 20 escolas até o fim deste ano letivo

A iniciativa pretende mobilizar cerca de 20 escolas até o fim deste ano letivo

O Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) recebeu nesta sexta-feira (20), a última etapa do Programa "Defesa Civil na Escola". A programação contou com agentes da Defesa Civil e reuniu 12 turmas do 6º ao 9° ano. Cerca de 300 estudantes e profissionais da unidade participaram da simulação de emergência, com treinamento para atuação em caso de desastres e acidentes. A proposta é capacitar alunos e profissionais a como agir em caso de desastres. A iniciativa pretende mobilizar cerca de 20 escolas até o fim deste ano letivo.

A ação faz parte do Programa de Preparação para Emergência e contou com dicas referentes à evacuação, como manter a calma, seguir a ordem e ter como referência o representante de turma na saída da sala de aula. A simulação contou com sirene e fumaça e participação dos alunos do Projeto Voluntários da Defesa Civil – Proteção para Todos.

Durante a atividade, os alunos de cada turma saíram enfileirados e o professor da sala de aula foi responsável por ficar no meio do círculo e realizar o controle dos envolvidos, com a contagem dos estudantes presentes.

Ester Rodrigues, do sexto ano, foi uma delas. "Gostei de participar, pois é meu primeiro ano na escola e considero importante saber como proceder diante dos riscos", comenta. Da mesma opinião é Kailane Oliveira da Silva, do sétimo ano. "Entrei na fila e fiquei atenta a tudo. Temos que saber detalhes sobre prevenção e como agir em situações como essa", observou.

Junto ao programa contínuo, o espaço escolar contou com quatro encontros com noções básicas da Defesa Civil que abordaram temáticas como incêndio e primeiros socorros. Presente, o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, destacou que o objetivo maior é permitir que o aluno esteja preparado para redução de riscos e desastres, se tornando multiplicador na escola, comunidade em que vive e junto aos familiares.

"A escolha pelo Ancyra Pimentel é por ser próximo a uma área de risco. Agradecemos a todos os professores e profissionais pela participação. A simulação e outras ações foram muito bem sucedidas com quatro minutos de mobilização. O foco é esse: a proteção da vida com preparação para situações de salvamento", destacou.

Ele lembrou que para que o conhecimento chegue de forma fácil à comunidade escolar, a Defesa Civil criou o mascote "Formigão"; caderno para colorir com desenhos e jogos sobre as ações implementadas pelo órgão; e uma cartilha com o conceito da Defesa Civil e o que cada cidadão deve fazer para contribuir na prevenção e proteção dos riscos.

Para a diretora do colégio, Adriana Baldi, é muito importante que os alunos tenham conhecimento sobre as possibilidades de risco. "A Defesa Civil realizou um trabalho excelente. Todos ficaram muito mobilizados. Agora estamos nos preparando para a continuidade de projetos ambientais, de robótica e de futsal", afirmou.

A ação tem a parceria da Secretaria de Educação e do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas do município (Egim).

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro
Zion

Comentários

Casa e Roupa
Anuncie 3