Macaé dá o primeiro passo para a implementação de novo aeroporto

Expectativa de voos de negócios e turismo

Por Redação em 12/05/2021 às 08:18:20
Tobias Markert, chefe executivo da América Latina, falou da sua experiência em Macaé

Tobias Markert, chefe executivo da América Latina, falou da sua experiência em Macaé

Nessa terça-feira, 11, o projeto do novo Aeroporto de Macaé foi oficialmente lançado em um encontro com a presença de algumas autoridades da região. A partir de agora, com o projeto já contratado, será definido o tipo de contrato, as etapas da construção e orçamento, entre demais detalhamentos finais para que as obras comecem em 2022.

Na ocasião, os representantes da Zurich Airport Brasil, empresa que conquistou a concessão do aeroporto através de leilão, enfatizaram que o projeto vai muito além de um pista de voo, que trata de uma grande oportunidade de desenvolvimento para Macaé.

Tobias Markert, chefe executivo da América Latina, falou da sua experiência em Macaé e reafirmou que a cidade tem uma infraestrutura incrível e um grande potencial de desenvolvimento. Acreditando nesse cenário, a empresa, que já é conceituada internacionalmente, agora iniciará o seu segundo aeroporto no Brasil.

"Por sete anos consecutivos, nosso aeroporto foi considerado o melhor da Europa. No Brasil, apenas três meses após a implantação em Florianópolis, conquistamos o título de melhor aeroporto do país e é esse alto padrão de qualidade, que vamos implementar em Macaé. Muitos perguntam: o que podemos implementar em um complexo de aeroportos? Digo, que não somos meros operadores de aeroportos, mas sim desenvolvedores. Chegamos em Macaé com a missão de trazer mais desenvolvimento para a cidade", detalhou a visão do grupo suíço para aeroportos.

Após a fala do chefe executivo, a gerenciadora de projetos, Jasmine Reis, falou um pouco sobre o projeto, previsto para ser entregue no meados de 2023. O investimento, de R$ 160 milhões, prevê a construção de um terminal moderno e atraente, seguindo o conceito de outros complexos aeroportuários do grupo no país e no mundo.

"O projeto inclui um novo terminal de passageiros, o aumento da pista de 1300 para 1600 metros, permitindo a presença de aeronaves maiores, também teremos novos pátios para as aeronaves e soluções integradas", pontuou, lembrando que para que essas melhorias ocorram, não será necessário a interrupção das atividades já realizadas.

Jasmine também destacou o alto padrão que será implementado no novo projeto. "Teremos um aeroporto sofisticado, confortável e de alta resistência. O projeto também conta com recursos sustentáveis, como o reuso de água, otimização da climatização, iluminação natural. Entre outros cuidados como jardins, que garante um contato aproximado com a natureza, visualização dos voos, e uma vasta opção comercial de varejo e alimentação", ressaltou.

Assim como em Florianópolis, onde o aeroporto conta com uma espécie de "shopping a céu aberto", Macaé também poderá ser contemplada com essa expansão dos negócios. "A princípio, as empresas de varejo e alimentos, que são habituais nos aeroportos, terão seus espaços através de um edital, que será publicado. Em seguida, faremos um estudo de negócios, que permitirá o entendimento sobre as possibilidades de negócios, que poderão ser implementados futuramente para que o espaço seja utilizado por todos, não só por quem vai embarcar", explicou o CEO da empresa, Ricardo Gesse.

Ricardo falou ainda do entusiasmo da empresa e da receptividade, que estão encontrando. "Estamos muito orgulhosos desse projeto em Macaé. Encontramos um ambiente propício para os negócios, com sociedade civil e poder público engajados. Acreditamos no potencial de Macaé e estamos muito confiantes", ressaltou.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), que participou do lançamento do projeto, também falou sobre a importância desse novo momento. "Macaé precisa de bons parceiros e fico feliz com a vinda da Zurich para ajudar a trazer mais desenvolvimento para nossa cidade", frisou.

Antes do encontro, representantes do município já tinha ressaltado a importância do projeto. "O modal aéreo comporta uma demanda que cresce à medida que setores da economia de Macaé são fortalecidos, a partir da recuperação do mercado de óleo e gás. Acreditamos no potencial do aeroporto em viabilizar uma parte importante do nosso desenvolvimento, tanto nas atividades que já aportam investimentos, quanto nas áreas que irão crescer num cenário pós-pandemia", comentou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna.

Além do mercado de óleo e gás, a prefeitura também acredita que os novos investimentos confirmados pela Zurich Airport Brasil fortaleçam também a perspectiva do turismo, como nova vertente econômica da cidade no cenário pós-pandemia.

"Essa é uma perspectiva muito importante para o turismo, já que o projeto desenhado pela Zurich Airport garante a participação de Macaé na rota aérea regional, um modal fundamental à expansão do setor", avalia o Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Amorim.

Expectativa de voos de negócios e turismo
De acordo com o CEO, Ricardo Gesse, a empresa vem atuando para mostrar para as empresas prestadoras de serviços de voos, o potencial de Macaé com o intuito de atraí-las para a ampliação dos voos regulares. "Nós já somos o aeroporto offshore. Mas, todos os movimentos feitos, visam o aumento de voos comerciais no futuro. É um processo gradual. Com a pandemia, alguns voos regulares foram interrompidos, mas aos poucos estão retornando e acredito que assim que a situação for normalizada, o cenário ficará melhor", explicou.
Ricardo adiantou que já existe planos para a implantação de voos Macaé - Vitória e garantiu que muitos outros projetos serão possíveis de serem realizados, pois a empresa não veio com um projeto temporário. "Nosso planejamento é de longo prazo. São 30 anos de concessão. Realizamos projetos, buscando deixar um legado de desenvolvimento e de investimento sólido nas comunidades onde estamos inseridos. Foi assim em Florianópolis e será assim em Macaé. Com o novo terminal, teremos a infraestrutura perfeita para operações offshore e também para o desenvolvimento turístico da região", contou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki