Quissamã confirma três casos da nova variante da Covid-19

Foram realizados seis testes para identificação da nova variante de Covid 19

Por Redação em 12/05/2021 às 07:54:49
A nova variante foi confirmada também em Quissamã e população deve redobrar os cuidados contra a doença

A nova variante foi confirmada também em Quissamã e população deve redobrar os cuidados contra a doença

A Prefeitura de Quissamã foi informada oficialmente pelo Governo do Estado do Rio, na última sexta-feira, dia 07, que foram identificados três pacientes infectados com a nova variante do coronavírus no município. Batizada de P.1.2, por ser uma mutação ocorrida na linhagem P1, a nova cepa foi detectada inicialmente na cidade vizinha de Conceição de Macabu. No total, seis pacientes de Quissamã foram testados, com três casos sendo confirmados - média de 50% - o que desperta a atenção, já que a variante pode ser mais transmissível e letal. Após receber a nota do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde se reuniu para discutir o assunto.

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (DEM) informou que está em contato com os órgãos de saúde para que todas as medidas para reduzir os casos da Covid-19 em Quissamã sejam tomadas, mas isso só será possível com o apoio da população. Todos devem respeitar e seguir as medidas de proteção: usar máscara, evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%", declarou.

De acordo com a nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, a nova variante foi encontrada principalmente no Norte Fluminense. O relatório, realizado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de laboratórios de diferentes instituições do Estado do Rio, também identificou casos em outros municípios, além de Quissamã e Conceição de Macabu: São Francisco do Itabapoana, Santa Maria Madalena, Areal, Bom Jardim, Macaé, Macuco, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Trajano de Moraes.

"Foram realizados seis testes para identificação da nova variante de Covid 19 e três deram positivos, um número que causa preocupação. Mais do que nunca, é preciso do comprometimento da população com as medidas de enfrentamento à Covid 19. O município vem desempenhando o seu papel, reforçando as ações na Saúde, mas todos precisam fazer a sua parte", afirmou Leonardo Chagas, coordenador da Vigilância de Saúde de Quissamã.

Conceição de Macabu
Na semana passada, o município de Conceição de Macabu confirmou 11 casos registrados na cidade e duas mortes, devido à circulação da nova variante P1, vinda de Manaus. Os dois óbitos registrados pela nova variante no município, foram de dois homens, um de 37 anos, e outro de 66 anos de idade.

Conceição de Macabu, segundo o boletim epidemiológico da última segunda-feira, dia 10 de maio, contabiliza 21 novos casos de Covid-19 no município, 3.397, e 67 óbitos. A cidade continua na bandeira vermelha do coronavírus, que significa risco muito alto no grau de contaminação.

Rio das Ostras também confirma variante P.1.2 em circulação no município
Também na semana passada, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, depois de receber uma nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), confirmou a circulação da variante, identificada como P.1.2, em circulação no município.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras informou que a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresenta o estudo genômico com amostras realizadas entre os dias 24 de março e 16 de abril.
O estudo, realizado com amostras aleatórias de pacientes de diferentes municípios fluminenses, foi feito em parceria com o Laboratório Lacen, no Rio de Janeiro, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Ainda de acordo com a nota da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, entre as amostras identificadas pelo estudo com a variante P.1.2, estava a de um paciente do município.

A SES informou ao município a identidade do paciente e que já havia sido atendido na Rede Municipal de Saúde e, como todos os outros pacientes de Covid-19, estava sendo monitorado pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras.

Com a informação de que a amostra do paciente apresentou essa nova variante, o paciente passa a ter um monitoramento específico, da Vigilância Epidemiológica do Município, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

O município foi informado que a Secretaria de Estado de Saúde está elaborando um Boletim Técnico com detalhes sobre o estudo genético realizado e sobre o cenário atual do coronavírus no Rio de Janeiro para esclarecimento geral. Anteriormente, já havia confirmação da presença das variantes P.1 e P.2 em Rio das Ostras.

A presença dessas variantes no município e o surgimento de uma nova linhagem reforçam a importância da vigilância e monitoramento das dispersões do vírus, a necessidade de manutenção de todas as medidas de prevenção ao contágio e da manutenção das barreiras sanitárias, informou a nota divulgada pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras.

Segundo o boletim epidemiológico de Rio das Ostras, o município está com 10.537 casos confirmados de Covid-19, com 374 óbitos, e 81,8% dos leitos de UTI ocupados.

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki