Ações marcam Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Por RJNEWS em 15/05/2022 às 10:26:55

A Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero realizará, de 16 a 19 deste mês, várias ações no município para lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado no dia 17 de maio. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre o tema.

A coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, explica que as ações contarão com a parceria do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, do Programa Rio sem LGBTFOBIA do Governo do Estado. "Teremos também a participação da Secretaria Municipal da Mulher. A luta contra a LGBTfobia ainda é diária por respeito e afeta a vida de milhares de pessoas", ressalta.


Ela explica ainda que a data é um dos marcos mundiais mais importantes para a comunidade LGBTI+. Na ocasião, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990, reconhecendo que a homossexualidade é um estado tão saudável quanto a heterossexualidade.

"Pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar e lutar contra o preconceito, a violência e discriminação, sobre uma nova perspectiva de que vivemos novos tempos de equidade, de tolerância, da garantia dos direitos humanos e respeito à diversidade de gênero", destaca.

A coordenadora Tayse enfatiza que as atividades serão conscientizadoras e informativas sobre a temática, com o objetivo de promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito, a violação dos direitos e a violência à população LGBTI+.

Programação:

Dia 16/05 - Panfletagem com informativos sobre a LGBTfobia nos equipamentos de atendimento à população ( Cras e Creas).

Dia 17/05- Ação conscientizadora e informativa para promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito e a violência à população LGBTI+, em frente a Sociedade Musical Nova Aurora, das 9h às 16h.

Dia 18 e 19/05- Jornada Formativa para os profissionais e servidores da Secretaria de Saúde, no auditório do Centro de Especialidade Dona Alba. A capacitação será realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos dois dias.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki