Solar dos Mellos participa da Semana Nacional dos Museus

O museu fará a abertura da Exposição Fontes Históricas & Luz & Novos Conhecimentos & O Poder dos Museus

Por RJNEWS em 12/05/2022 às 17:02:31
 Nos dias 17, 19 e 20, entre 9h e 11h, acontecem as visitas mediadas

Nos dias 17, 19 e 20, entre 9h e 11h, acontecem as visitas mediadas

Com o tema "O poder dos Museus", o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé realiza entre os dias 16 e 20 de maio, a 20ª edição da Semana Nacional dos Museus. O museu fará a abertura da Exposição Fontes Históricas & Luz & Novos Conhecimentos & O Poder dos Museus, no dia 16, às 10h. Também integram a programação visitas guiadas, edição especial do Curta no Museu, palestra, ação educativa e apresentação musical da Escola Municipal de Arte (EMART).

A diretora do Museu, Patrícia Barboza, explicou que a escolha do tema é definida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sendo esta uma das políticas nacionais do órgão.

- Neste momento o Solar dos Mellos vem mostrar o seu poder, nesses 17 anos enquanto Museu e no poder desta Casa com a sua idade de fundação, de 131 anos. Hoje ela se encontra no lugar de muito conhecimento, informação, pesquisa, educação e preservação -, disse.

Patrícia acrescenta que o Museu tem um grande acervo documental e cartorial, e através dele muitos estudantes, mestrandos e doutorandos têm os seus trabalhos concluídos. "A nossa exposição vai mostrar exatamente esse poder de transformação, o poder de buscar no passado, através de fontes históricas, que está criando o presente. Tudo isso estará exposto para o público", contou.

A diretora ainda reforça o poder do Museu Municipal de transformar, por meio da pesquisa, da visita guiada e do conhecimento. "É importante reconhecer o Poder dos Museus de modificar tudo ao seu redor e a sociedade, para que as pessoas possam ter acesso às informações, por meio de trabalhos acadêmicos, divulgações e publicações de livros. Esse é o fundamento do evento, transbordar conhecimento como se fosse uma liberdade, voar através do conhecimento", frisou.

O secretário de Cultura, Leandro Mussi, ressaltou a relevância do evento. ''É de muita importância para a cultura a participação do museu municipal nesse evento de nível nacional. Solar dos Mellos, museu da cidade de Macaé, tem muito a somar no conhecimento da população macaense, trazendo resgate da nossa história local inserida no âmbito cultural, sendo assim esse evento vem a somar no nosso calendário anual de eventos'', comentou.

Programação

Ao longo da semana a programação será variada. Nos dias 17, 19 e 20, entre 9h e 11h, acontecem as visitas mediadas para alunos da rede municipal na exposição. Já no horário noturno, será realizada no dia 18, às 19h, uma Edição Especial do Curta no Museu, com projeção de filme com roda de conversa e participação de convidados. No dia 19, no mesmo horário, será proferida a palestra "O Poder dos Museus", com a Dra. Ana Lúcia Nunes Penha e o Dr. Meynardo Rocha de Carvalho.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki