Ações da Odontologia Hospitalar chegam à UPA Lagomar

Por RJNEWS em 04/05/2022 às 17:36:19
O trabalho que acontece de forma permanente no Hospital Público Municipal (HPM)

O trabalho que acontece de forma permanente no Hospital Público Municipal (HPM)

Dando continuidade às ações da odontologia hospitalar nas unidades de atendimento de urgência e emergência, a equipe da Coordenadoria Especial de Odontologia da Secretaria de Saúde de Macaé, esteve nesta quarta-feira (4), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Lagomar.

O trabalho que acontece de forma permanente no Hospital Público Municipal (HPM), e a cada 15 dias em uma unidade de emergência, visa reduzir o risco de infecção que tem origem na região bucal, nos pacientes internados. "Estamos consolidando nosso serviço. Já atendemos aproximadamente 50 pessoas e nos casos onde houver necessidade, encaminhamos para o Centro de Especialidades Odontológica", disse a coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt.

Internado na unidade há uma semana, o aposentado e presidente da Associação de Moradores do Lagomar, Mário Batista, 85 anos, aprovou a iniciativa e aproveitou para agradecer. "Fico muito satisfeito em saber que nossa comunidade ganhou mais um serviço de saúde. Estamos no maior bairro de Macaé, onde as necessidades também são enormes, mas a gestão tem olhado pelo local em várias áreas", comentou.

O aposentado passou pela avaliação da equipe da odontologia, onde foi verificada a necessidade de um acompanhamento com especialista. Cada paciente recebeu um kit de higiene bucal, contendo creme dental, fio dental e escova.

Carla reforçou que em diversas situações o paciente não tem condições de fazer uma higiene adequada. O trabalho da equipe de cirurgiões-dentistas contribui para a redução de infecções respiratórias, diminuição do uso de medicamentos como antibióticos e, consequentemente, a taxa de mortalidade", frisou.

O coordenador administrativo da UPA Lagomar, Jerry Pereira, ressalta que é importante esse serviço vir até o paciente e verificar suas necessidades, além de evitar complicações. "É um trabalho primordial para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes", falou.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki