CONTEC

Governo do Estado inicia processo para retomada das obras do Hospital do Câncer de Nova Friburgo

A expectativa é que, até o final do mês, já se tenha a definição da empresa que ficará encarregada de adaptar o antigo Centro Adventista de Vida Saudável no novo Hospital do Câncer de Nova Friburgo

Por Assessoria em 03/05/2022 às 19:05:43
Simone Silva

Simone Silva

O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Rogério Brandi, acompanhou na tarde desta segunda-feira (02/05) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, na visita ao espaço onde funcionará o futuro Hospital do Câncer. Brandi anunciou, durante reunião com o ministro, que a licitação estava ocorrendo durante a visita, com a abertura dos envelopes de habilitação das empresas que se interessaram pelo processo.

Para o secretário, até a próxima semana já deverá haver uma posição sobre a habilitação das empresas e será definida a data para a abertura dos envelopes com a proposta de preços. A expectativa é que, até o final do mês, já se tenha a definição da empresa que ficará encarregada de adaptar o antigo Centro Adventista de Vida Saudável no novo Hospital do Câncer de Nova Friburgo.

"É uma alegria trazer para essa reunião com o ministro a informação de que o primeiro passo do processo de retomada das obras foi dado hoje. Temos uma determinação do governador Cláudio Castro de fazermos desse um equipamento de última geração, para atender não apenas os friburguenses, mas todos os pacientes da região", anunciou Brandi.

O ministro disse que fica a expectativa para o fim do processo licitatório, para que comecem as obras e a população possa acompanhar as transformações do espaço. Já o prefeito disse que será um dos principais presentes de aniversário para Nova Friburgo, que completa 204 anos no próximo dia 16. Johnny Maycon admitiu que está sendo um ano de muita comemoração.

"Esse é um grande presente de aniversário para a nossa cidade, esperado há muitos anos e uma luta de toda a população", disse o prefeito.

O prefeito de Cantagalo, Joaquim Augusto Carvalho de Paula, lembrou que o equipamento de saúde atenderá a toda a região. Hoje, afirmou, os pacientes e seus parentes precisam se deslocar até a capital fluminense ou Petrópolis e, por não terem condições financeiras, ficam todo o dia sem se alimentar, além do transtorno de uma viagem cansativa.

Divisor de águas

O Hospital do Câncer de Nova Friburgo será uma unidade de atenção oncológica de alta complexidade e terá 58 leitos, sendo 10 de terapia intensiva e 48 de enfermaria. As obras incluem não apenas a adequação do antigo prédio, mas também a reforma dos sistemas elétrico e hidráulico, construção de laboratórios, consultórios médicos e estacionamento.

"A previsão de investimento no hospital é de R$ 50 milhões só nas obras, além de aproximadamente R$ 30 milhões em equipamentos. O Hospital de Oncologia será um legado não só para a região, mas para o estado do Rio de Janeiro. Sabemos as dificuldades que o interior tem para tratar alta complexidade. E esse hospital será um divisor de águas", concluiu o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.


Fonte: Ascom Governo do Estado

Comunicar erro
Zion

Comentários

Casa e Roupa
Anuncie 3