Ceam Itinerante marca comemorações pelo Dia Nacional da Mulher

Por RJNEWS em 02/05/2022 às 08:49:40
A data foi escolhida para homenagear o nascimento da enfermeira Jerônima Mesquita

A data foi escolhida para homenagear o nascimento da enfermeira Jerônima Mesquita

Com o objetivo de aproximar cada vez mais a população feminina dos serviços oferecidos pelo município, a secretaria de Políticas para as Mulheres realizou na sexta-feira (29), em parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana e a secretaria de Ordem Pública, por meio da Patrulha Maria da Penha, mais uma edição do CEAM Itinerante, desta vez no Terminal Central.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, destaca que a ação é uma maneira de lembrar o dia 30 de abril, celebrado como o Dia Nacional da Mulher. A data foi escolhida para homenagear o nascimento da enfermeira Jerônima Mesquita, líder do movimento feminista e que colaborou para a criação do Conselho Nacional das Mulheres.

"Essa data é um marco na nossa luta e não poderíamos deixar de ter uma ação importante, com o objetivo de dar voz às mulheres através das orientações recebidas. Foi muito positivo porque levamos informações sobre a secretaria e o atendimento especializado do Ceam a mais de 700 mulheres", ressalta.

O Terminal Central foi escolhido por ser um dos locais de maior circulação de pessoas na cidade. O Ceam Itinerante já foi realizado na região serrana, Assentamento Celso Daniel e em breve ocupará outros pontos da cidade.

A estudante Fabiana Souza mora em Macaé há 6 meses e ficou satisfeita ao saber da existência de um equipamento do município voltado especificamente para a parcela feminina da população. "É muito importante saber que podemos contar com esse apoio, se precisarmos. Muitas não sabem onde buscar ajuda e a secretaria acaba se tornando uma referência", considera.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Benjamim (Ceam) é um espaço de acolhimento para atendimento psicológico e social, jurídico e assistencial para mulheres vítimas de violência, independente de classe, raça, etnia ou orientação sexual.

Em 2021, o órgão da prefeitura, vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres, realizou 2.760 atendimentos. O Ceam funciona na Rua São João, 33, no Centro de Macaé. O telefone para contato é: (22) 2796-1045.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki