Escola Professor Emilson de Jesus Machado promove caminhada de conscientização sobre o Autismo

Por RJNEWS em 03/04/2022 às 07:34:08
A ação contou com a presença de profissionais da educação, pais e alunos

A ação contou com a presença de profissionais da educação, pais e alunos

Com objetivo de informar e reduzir a discriminação e o preconceito quanto ao assunto, foi definido, em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dois de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E para celebrar essa data, cujo tema escolhido para 2022 foi #nãosomosinvisiveis, a Escola Municipal de Educação Infantil Professor Emilson de Jesus Machado, no Parque Aeroporto, promoveu, nesta sexta-feira (01), sua primeira Caminhada sobre o tema.

A ação contou com a presença de profissionais da educação, pais e alunos. Eles percorreram algumas ruas do bairro, orientando e chamando a atenção da população sobre a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A diretora da escola, Gioconda Archangelo, e a professora da sala multifuncional, Mônica da Silva Ferreira, explicam que sentiram a necessidade de reforçar as ações de sensibilização da comunidade e lembrar a data. "Estamos sempre promovendo atividades que envolvam educadores, pais e a sociedade, pois a conscientização passa pela inclusão", frisou Gioconda.

A professora Mônica lembra que, atualmente, 29 crianças são assistidas na sala multifuncional da escola e, destas, 16 são autistas. Ela explica que todo trabalho é realizado no contraturno escolar. "Buscamos trabalhar as potencialidades e dificuldades, sendo a parceria com a família fundamental", disse.

Mãe do pequeno Theo, de quatro anos, Priscila Inácio aprovou a iniciativa da escola e pontuou que a informação é primordial para desmistificar alguns pontos do autismo e fazer com que o outro tenha um olhar mais sensível. "Há dois anos, iniciei o processo de investigação e o diagnóstico fechou este ano. A escola é uma parceira neste processo de desenvolvimento. Hoje, percebo o meu filho mais comunicativo", afirmou, acrescentando que - além das atividades de contraturno - o filho também faz terapias individuais.

Natália Couto, mãe de Guilherme, de quatro anos, também falou de suas experiências e da importância de eventos de conscientização. "Foi em um evento como este que me atentei sobre o autismo e percebi que havia algo com meu filho. Na época, ele tinha um ano e sete meses. Começamos as terapias e o processo de investigação. Sou muito grata a toda equipe da escola, pois percebo a cada dia que meu filho vem evoluindo, tem mais interação com os colegas. Este cuidado da família, escola e terapia é fundamental", falou.

Outras ações - Durante o mês, várias outras ações estão sendo promovidas. Também nesta sexta (01), foi realizada uma blitz educativa em parceria com o setor de Educação no Trânsito, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por na Praça Veríssimo de Mello.

"Nossas ações continuam girando em torno do acolhimento das famílias, palestras gratuitas de conscientização em quaisquer lugares que nos convidem, além da luta para trazermos para nosso município um Centro de Referência da PCD, local que reunirá todos os serviços e tratamentos para essas pessoas. Vale ressaltar que as vagas de estacionamentos reservadas a pessoas com deficiência também valem para o autismo que não tem cara, mas tem a sua deficiência", explica Lucia Anglada, responsável pelo movimento Motivados Pelo Autismo Macaé (Mopam), parceiro da Prefeitura em todas essas atividades.

Outras programações sobre o tema estão agendadas. Neste sábado (02), haverá distribuição de panfletos informativos no Centro da cidade, a partir das 9h. Outro evento aguardado é a realização de uma audiência pública na Câmara dos Vereadores, na próxima terça-feira (5), às 17h; e, ainda, uma roda de conversa com autistas no dia 29 de abril, às 18h, na Cidade Universitária.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion