Reabertura do Parque Natural do Atalaia marca o encerramento da Semana das Águas

Por RJNEWS em 01/04/2022 às 17:49:25
Parque disponibiliza visitas guiadas e funciona de quinta a sábado, das 9h às 16h.

Parque disponibiliza visitas guiadas e funciona de quinta a sábado, das 9h às 16h.

A programação da Semana das Águas - homenagem ao Dia Mundial da Água, no último dia 22 - foi marcada por uma série de ações com o objetivo de relembrar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida humana, das plantas e dos animais. No encerramento das atividades, nesta quinta-feira (31), o destaque foi a reabertura do Parque Municipal Natural do Atalaia, que vai funcionar de quinta a sábado, das 9h às 16h. A proposta da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade foi destacar a relevância da área, uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro, com 235 hectares e 75% de mata fechada.

O prefeito Welberth Rezende participou do encontro e destacou a importância da reabertura do parque. "Hoje é um dia de muita alegria e um momento plural onde estamos reunindo pessoas de todos os movimentos voltados à natureza. Nossa meta é promover desenvolvimento econômico de forma sustentável", disse. O prefeito aproveitou a ocasião para destacar a criação de um corredor ecológico de 14 quilômetros que integrará as áreas do Parque Municipal Atalaia e a Reserva Biológica União (ReBio) através do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que irão recompor a vegetação situada às margens do Rio Macaé.

O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, explicou uma série de ações que serão implementadas no parque para promover a educação e a preservação ambiental. "O parque é de extrema importância por conta dos mananciais e nascentes que ele mantém, além dos serviços ambientais que só ele pode oferecer. Vamos explorar o espaço de forma educativa, com trilhas, palestras, entre uma série de atividades que serão oferecidas", destacou Juninho.

O Parque Municipal Atalaia dispõe de cinco trilhas e faz parte do roteiro turístico. De acordo com o coordenador da unidade, Alexandre Bezerra, antes da pandemia, o parque recebia cerca de seis mil visitantes por ano e a meta é ultrapassar esse número com ações e projetos que serão desenvolvidos no espaço. "Temos uma equipe de monitores para guiar os visitantes nos passeios. Temos trilhas para todas as idades e com diversos graus de dificuldade, que vai de 10 minutos até 4 horas de duração", pontuou Alexandre.

A programação de retomada das atividades contou com a exposição Digital "Parque Atalaia recebe Dunga" - fotógrafo frequentador desde 2018; roda de conversa "Atalaia e sua memória ambiental", com a participação das historiadoras Gisele Muniz e Conceição Franco, que desenvolveram um trabalho de pesquisa cujo material faz parte do livro "Parque Atalaia", dos fotógrafos Rômulo Campos e Cláudia Barreto. O evento contou também com a exposição "Águas de ontem, hoje e amanhã", fruto do trabalho de pesquisa das professoras.

Participaram da abertura do parque a primeira-dama Quelen Rezende; secretários municipais; vereadores; condutores ambientais (voluntários); representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Secretaria de Ambiente do município de Carapebus, da ONG SOS Praia do Pecado, da Reserva Biológica União e da deputada estadual Adriana Balthazar. Também estiveram presentes integrantes do Parque Jurubatiba; do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé (Nupem-UFRJ); do grupo Ambiente Jovem do governo do estado, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de produtores rurais e representantes das associações de moradores da região serrana. O Grupo 9° Escoteiro Mafeking e alunos do Colégio Municipalizado Carolina Curvello Benjamin participaram da abertura.

Sobre o Parque
Localizada a 27 quilômetros do centro de Macaé, o espaço foi criado em 1995 pela lei 1595/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004. Reconhecido como uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado, além de contar com trilhas que levam a paraísos perdidos, como a Cachoeira da Fortuna, o Parque Municipal Atalaia recebe pesquisadores, estudantes e visitantes que apreciam sua reserva natural. E por ser um dos primeiros mananciais de Macaé e atrair um público expressivo, a área do parque foi reestruturada e recebeu uma carroça que vai retratar o período de abastecimento de água potável e a comercialização.

O espaço disponibiliza visitas guiadas. Para grupos com mais de 20 pessoas, é necessário agendamento, que pode ser feito pelo e-mail: [email protected].


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki