Parque Atalaia retoma atividades

A programação faz parte da Semana das Águas

Por RJNEWS em 27/03/2022 às 07:26:22

O Parque Municipal do Atalaia terá sua reabertura parcial na próxima quinta-feira (31), às 9h. A programação faz parte da Semana das Águas em homenagem ao Dia Mundial da Água, no último dia 22. A partir desta quinta, o espaço vai funcionar de quinta a sábado, das 9h às 16h. O objetivo da programação é celebrar a data e destacar a importância da área, localizada a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.

A programação de retomada das atividades contará com abertura oficial, exposição Digital " Parque Atalaia recebe Dunga" –fotógrafo frequentador desde 2018; roda de conversa "Atalaia e sua memória ambiental" com a participação das historiadoras Gisele Muniz e Conceição Franco, que desenvolveram um trabalho de pesquisa , cujo material faz parte do livro " Parque Atalaia" dos fotógrafos Rômulo Campos e Cláudia Barreto. Também haverá exposição " Águas de ontem, hoje e amanhã", fruto do trabalho de pesquisa das professoras.

Reconhecido como uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado, além de contar com trilhas que levam a paraísos perdidos, como a Cachoeira da Fortuna, o Parque Municipal Atalaia recebe pesquisadores, estudantes e visitantes que apreciam sua reserva natural. E por ser um dos primeiros mananciais de Macaé e atrair um público expressivo a área do Parque foi reestruturada e recebeu uma carroça que vai retratar o período de abastecimento de água potável e a comercialização. Próximo à carroça haverá informações sobre o período e a importância histórica para a população.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade pasta, Juninho Luna, o Parque Atalaia tem muita importância para toda região. "Temos mananciais importantes. O Parque Municipal Atalaia, por exemplo, durante muitos anos foi o responsável pelo abastecimento de Macaé. Temos muitas ações pela frente para serem implementadas, como as políticas de Unidades de Conservação", observa Luna.

O Parque Municipal Atalaia dispõe de cinco trilhas e faz parte do roteiro turístico oferecido aos que vêm conhecer Macaé. Foi criado em 1995, pela lei 1595/1995, e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki