Após Carnaval, Operação Verão segue em atuação para ordenamento do município

Por RJNEWS em 02/03/2022 às 16:52:25

Após a Operação Carnaval seguir sem maiores ocorrências significativas em Macaé, a Operação Verão segue atuante no município, com ações na região serrana e nas praias, locais que vêm atraindo visitantes nestes dias quentes. O objetivo é reforçar a fiscalização, prevenção e preservação ambiental, além do turismo consciente. Essa atuação se estende até o final da estação.

A ação acontece nos finais de semana e feriados e o trabalho vem sendo realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, Ordem Pública (Defesa Civil e Guarda Ambiental) e apoio da Polícia Militar.

Os visitantes da região serrana devem ficar atentos. Entre as recomendações, não é permitido utilizar churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras. Os veículos devem ser estacionados em locais próprios e é preciso ter cuidado com o descarte de lixo, além das práticas como a circulação de carros de som e realização de festas ou encontros que geram aglomerações e cuidados com pedras escorregadias e trombas d 'água.

Já nas orlas, as Secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil também seguem atuando para garantir o ordenamento e orientar moradores e visitantes de praias como Imbetiba, Cavaleiros e Pecado.

Decreto até 7 de março

Mesmo após o Carnaval, concentrações e desfiles de agremiações e blocos carnavalescos, atividades recreativas que apresentem características comuns ou similares a blocos carnavalescos (e que possam gerar aglomeração de pessoas) continuam proibidos em áreas públicas de Macaé. A medida vale até às 6 horas do dia 7 de março (próxima segunda-feira), e foi publicada no decreto municipal 049/2022, disponível no Diário Oficial do município, no site www.macae.rj.gov.br.

As Secretarias de Ordem Pública; Mobilidade Urbana; Fazenda, com a Coordenadoria Especial de Posturas; Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, atuam na fiscalização.

O decreto também estabelece que os estabelecimentos privados que promoverem atividades carnavalescas, shows e eventos de qualquer natureza, devem observar a limitação de ocupação de 50% da sua capacidade total, assegurando a contenção do acesso ao seu interior e respeitando a distância mínima de 1,5m entre os frequentadores de modo a evitar aglomerações. Também estão sendo seguidas todas as medidas de restrição estabelecidas pelos decretos em período de pandemia do Covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki