Rio das Ostras, RJ, confirma nova cepa do coronavírus e alerta a população para a variante P.1.2

A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1 ?- que surgiu em Manaus.

Por Redação em 07/05/2021 às 08:29:29
Divulgação

Divulgação

A secretaria de Saúde de Rio das Ostras, no interior do Rio, recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (6), uma nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmando a presença de uma nova variante do coronavírus na cidade, a chamada P.1.2.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES-RJ) anunciou a identificação da nova variante do vírus da Covid em território fluminense no fim da manhã desta quinta. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1 — que surgiu em Manaus.

"O objetivo do estudo é prever a avaliação do cenário epidemiológico no estado do Rio de Janeiro para antecipar possíveis alterações genômicas das variantes já conhecidas e preparar o estado e os municípios para o enfrentamento de qualquer alteração que venha modificar o padrão da doença", afirmou o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Mário Sérgio Ribeiro.

Ainda de acordo com o superintendente, ainda não é possível saber se a P.1.2 é mais letal ou mais transmissível. O impacto epidemiológico ainda será avaliado.

A nota técnica do estado apresenta o estudo genômico com amostras realizadas entre os dias 24 de março e 16 de abril. O estudo foi realizado em parceira entre o laboratório Lacen-RJ e a Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, as variantes P.1 e P.2 já foram confirmadas, anteriormente, na cidade.

O que diz a Prefeitura de Rio das Ostras:

"A presença dessas variantes no município e o surgimento de uma nova linhagem reforçam a importância da vigilância e monitoramento das dispersões do vírus, a necessidade de manutenção de todas as medidas de prevenção ao contágio e da manutenção das barreiras sanitárias", alertou o município.






Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki