Testagem itinerante mapeia casos de Covid-19 em pacientes assintomáticos

O objetivo é identificar o índice de contágio da nova variante do coronavírus, a Ômicron

Por RJNEWS em 18/01/2022 às 05:35:01
estagens foram feitas na escola de samba Império da Barra

estagens foram feitas na escola de samba Império da Barra

O posto itinerante de testagem da Covid-19 realiza, nesta semana, uma nova estratégia de mapeamento de novos casos positivos: o atendimento a pacientes assintomáticos.

O objetivo é identificar o índice de contágio da nova variante do coronavírus, a Ômicron, que possui características semelhantes da infecção por síndrome gripal, porém, com sintomas mais leves e até não relatado por pacientes.

"O objetivo é identificar pacientes positivos em pessoas que não apresentam sintomas característicos. Assim, conseguimos levantar dados epidemiológicos importantes para reforçar estratégias como a vacinação, isolamento de pacientes positivos e até novas restrições", aponta o Secretário de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

Nesta segunda-feira (17), o posto itinerante realizou a testagem na sede da escola de samba Império da Barra, na Barra de Macaé, local já utilizado como base para a vacinação contra a Covid-19.

Diante desta nova estratégia de mapeamento da pandemia, a Secretaria de Saúde segue como estratégia a "busca ativa" dos casos positivos, porém assintomáticos.

Os pacientes que apresentam sintomas de síndrome gripal características da Covid-19: tosse seca, dor de cabeça e indisposição, coriza e perda de olfato e paladar devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Barra e Lagomar, o Pronto Socorro Municipal da Imbetiba e o Hospital Público Municipal da Serra.

Já o Hospital Público Municipal (HPM) é referência para atendimento de crianças com sintomas de síndrome gripal.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki