Governo anuncia ações de enfrentamento à novo cenário da pandemia da Covid-19

Dos 1.428 testes de antígeno aplicados, 478 foram positivos para a Covid-19

Por RJNEWS em 15/01/2022 às 07:07:51
As medidas foram apresentadas pelo prefeito Welberth Rezende durante live em redes sociais

As medidas foram apresentadas pelo prefeito Welberth Rezende durante live em redes sociais

A continuidade da estratégia de testagem em massa, além da ampliação dos polos e horário de vacinação da população, fazem parte das ações anunciadas nesta sexta-feira (14) pelo governo para enfrentamento ao novo cenário da pandemia da Covid19.

As medidas foram apresentadas pelo prefeito Welberth Rezende durante live em redes sociais realizada nesta sexta-feira (14) junto aos Secretários de Saúde, Liciane Furtado, de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga e de Média e Alta Complexidade, Antônio Soares.

Na live, foram apresentados os resultados da testagem em massa realizada durante quatro dias desta semana no posto itinerante que percorreu o Calçadão da Avenida Rui Barbosa, Parque Aeroporto, Terminal Central e Lagomar.

De acordo com os dados epidemiológicos, dos 1.428 testes de antígeno aplicados, 478 foram positivos para a Covid-19, o que corresponde a 33,4% das pessoas atendidas.

"Iniciamos nesta semana a testagem em massa que nos mostra um cenário de crescimento de novos casos da Covid-19. São pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, o que não provocou aumento no percentual de ocupação dos leitos de CTI e enfermaria do HPM. Estamos em alerta e precisamos da contribuição da população para reduzir a circulação do vírus", destacou o prefeito.

Diante deste cenário, o governo vai continuar a programação de testagem em massa em pontos estratégicos do município, incluindo a Região Serrana, reforçando também a realização dos exames de antígeno nos quatro polos de referência para atendimento de casos de síndrome gripal: UPAs Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal da Imbetiba e Hospital Público Municipal da Serra (HPMS).

"As ações de testagem no polo itinerante reforçam o mapeamento do cenário da pandemia. Por isso, atendemos as pessoas sem sintomas. Vamos percorrer mais pontos da cidade e de grande circulação para identificar a evolução do índice de positividade. Quem apresenta tosse, febre, dor de cabeça e indisposição, além de perda de olfato e paladar, deve procurar os polos de referência", destacou Luiz Carlos.
A equipe da Saúde reforçou também que não há aumento do percentual de casos graves de infecção por Covid-19 neste período.

"Mantemos um índice baixo de ocupação dos nosso leitos de CTI e enfermaria, e estamos preparados para atender a população diante de um cenário de novos casos graves. É necessário agora restringir o acesso ao HPM através de visitação para reduzir os riscos de contágio. O momento é de monitoramento e atenção", destacou Antônio Soares.

O governo realizará também na próxima semana reunião do Comitê Científico que discutirá medidas restritivas para reduzir a circulação do vírus, diminuindo também o novo índice de positividade para a Covid-19.

Vacinação ampliada
Outra estratégia anunciada pelo governo é a instalação da Casa da Vacina no Centro de Saúde Jorge Caldas que realizará a vacinação noturna (17h às 21h) de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), para atendimento da população geral acima de 12 anos com aplicação da Primeira Dose, Segunda Dose (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen) e Dose de Reforço (pessoas que já completaram quatro meses de aplicação da Segunda Dose).

"O objetivo é garantir que toda a população tenha a oportunidade de completar o esquema vacinal e garantir a proteção contra a Covid-19. Além da vacina, é de fundamental importância que a população cumpra os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia, com a utilização de máscara ao sair de casa e em ambientes coletivos, a higienização das mãos e principalmente evitar aglomerações", apontou Liciane Furtado.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Com a previsão do governo do Estado em efetuar neste sábado (15) 1,6 mil doses vacinas pediátricas da Pfizer, Macaé prevê para segunda-feira (17) o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos que pertencem ao público prioritário: Autistas, com Síndrome de Downs e Pessoas Com Deficiência (PCD). O atendimento está previsto para ser realizado na Casa da Vacina.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion