Macaé começa testagem itinerante nesta terça (11)

O Calçadão da Avenida Rui Barbosa será o primeiro local a receber a equipe da Vigilância em Saúde

Por RJNEWS em 10/01/2022 às 18:09:22
A busca ativa será realizada de forma itinerante em pontos de grande circulação

A busca ativa será realizada de forma itinerante em pontos de grande circulação

A partir desta terça-feira (11), a Secretaria de Saúde intensifica as ações de testagem para identificação de novos casos positivos da Covid-19. A busca ativa será realizada de forma itinerante em pontos de grande circulação da população e reforça a estratégia de mapeamento e isolamento de novos casos, rompendo assim o ciclo de disseminação e contágio do vírus.

O Calçadão da Avenida Rui Barbosa será o primeiro local a receber a equipe da Vigilância em Saúde. Os testes de antígeno serão realizados das 11h às 15h, para pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal e também assintomáticos. Crianças a partir de seis anos também poderão ser testadas, acompanhadas de pais ou responsáveis. O resultado é liberado em menos de 30 minutos.

"A estratégia tem como objetivo facilitar o acesso da população à testagem, que nos permite identificar novos casos de infecção, iniciar o protocolo de isolamento, rompendo o ciclo de contágio do vírus", explica a secretária de Saúde, Liciane Furtado.

A testagem itinerante contará também com o mapeamento de variantes do Coronavírus. O material coletado em exames positivos será encaminhado para o laboratório do projeto Covid-19 do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A estratégia de busca ativa de novos casos de Covid-19 será realizada ao longo deste mês. Os novos pontos de testagem serão divulgados semanalmente.

Confira o calendário de posto itinerante de testagem para a Covid-19:

Terça-feira (11): Calçadão da Avenida Rui Barbosa - Centro

Quarta-feira (12): Praça da Ampra - Parque Aeroporto

Quinta-feira (13): Terminal Central

Sexta-feira (14) : Terminal do Lagomar

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki