CONTEC

Aprovado pela Anvisa, insumo da Fiocruz garante vacina 100% nacional contra Covid-19

Instituto de pesquisa vinha desenvolvendo lotes testes desde maio do ano passado

Por RJNEWS em 07/01/2022 às 17:25:19
Com o aval da Anvisa, a Fiocruz dará início a produção de vacinas 100% nacionais contra Covid-19

Com o aval da Anvisa, a Fiocruz dará início a produção de vacinas 100% nacionais contra Covid-19

Com o sinal verde dado nesta sexta-feira pela Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa), a Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciar√° a produ√ß√£o de uma vacina 100% nacional para combater a pandemia de covid-19. Com a aprova√ß√£o do registro do insumo farmac√™utico ativo (IFA) fabricado pelo próprio instituto de pesquisa, todas as etapas de produ√ß√£o ser√£o realizadas no Brasil.

Antes de bater o martelo, a Anvisa levou em considera√ß√£o a avalia√ß√£o dos estudos de comparabilidade. O resultados dos testes revelaram que o insumo fabricado no país manteve o desempenho das vacinas importadas.

A decis√£o conclui a transfer√™ncia de tecnologia desenvolvida pela Fiocruz e que teve início ainda no ano passado. Em maio, a Certifica√ß√£o de Boas Pr√°ticas de Fabrica√ß√£o do novo insumo j√° havia sido concedida. Desde ent√£o, a Fiocruz tem realizado a produ√ß√£o de lotes testes para à espera da autoriza√ß√£o de uso do IFA nacional na vacina Covid-19.

Vale destacar que a vacina da AstraZeneca/Fiocruz está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021.

Fonte: O Dia

Comunicar erro
Zion

Coment√°rios

Casa e Roupa
Anuncie 3