Município de Rio das Ostras será contemplado com leilão do Bloco 3 da Cedae

Estão previstos R$ 4,7 bilhões em investimentos para que o acesso aos serviços de saneamento básico se tornem realidade

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 04/01/2022 às 09:53:43
Leilão do Bloco 3 contemplou o município da Baixada Litorânea

Leilão do Bloco 3 contemplou o município da Baixada Litorânea

Daniela Bairros

O município de Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, foi contemplado com o leilão do Bloco 3 da Companhia Estadual de Águas e Esgostos (CEDAE). Além de Rio das Ostras, foram contemplados também 19 municípios do estado, sendo eles: Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Carmo, Itaguaí, Itatiaia, Macuco, Natividade, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, São Fidélis, São José de Ubá, Sapucaia, Seropédica, Sumidouro, Trajano de Moraes e Vassouras. Bairros da Zona Oeste da capital fluminense (AP 5) também estão inclusos nesta licitação para o serviço de abastecimento de água.

São previstos R$ 4,7 bilhões em investimentos, um passo fundamental para que, finalmente, o acesso aos serviços de saneamento básico se torne realidade. Atualmente, no estado, 5,6 milhões de pessoas vivem no esgoto. Uma situação inaceitável.

Com a concessão, a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nesses municípios é esperada em 11 anos. No ritmo anterior, seriam necessários, no mínimo, 140 anos.

No estado do Rio de Janeiro, mais de um milhão de pessoas ainda não têm acesso a abastecimento de água e mais de 60% do esgoto produzido em nosso território não é tratado. A concessão à iniciativa privada vai acelerar o desenvolvimento socioeconômico fluminense. O estado e municípios receberão mais de 50 bilhões de reais, entre outorga paga pelos consórcios vencedores dos leilões dos blocos e investimentos que deverão ser realizados.

Foto: Divulgação

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki