Macaé e Estado definem rede de qualificação profissional

Uma nova rede de qualificação de mão de obra local

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 05/05/2021 às 07:04:38
A expectativa é que novos cursos sejam implementados em modalidades presencial e à distância (online) dentro de três meses

A expectativa é que novos cursos sejam implementados em modalidades presencial e à distância (online) dentro de três meses

Uma nova rede de qualificação de mão de obra local, adequada às perspectivas de investimento e crescimento dos principais setores que compõem a economia local, começa a ser definida entre a prefeitura de Macaé e o Governo do Estado, com participação das instituições empresariais locais.

Em um encontro promovido nesta terça-feira (4), na Cidade Universitária, o prefeito Welberth Rezende e o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Informação, Dr. Serginho, definiram a integração entre as estruturas e corpo técnico da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), para formatar um novo quadro de cursos direcionados a formação da mão de obra local, de acordo com as novas perspectivas já lançadas pelos mercados de óleo, gás e energia.

A expectativa é que novos cursos sejam implementados em modalidades presencial e à distância (online) dentro de três meses.
"Este é o momento de prepararmos a cidade para um novo cenário de crescimento, traçado por setores que já garantem investimentos no município. O objetivo é assegurar que o trabalhador e morador de Macaé tenha a oportunidade de se qualificar e retornar ao mercado. O emprego é o principal caminho para garantir dignidade e qualidade de vida", destacou o prefeito.

Dr. Serginho reforçou a proposta do Estado em desenvolver em Macaé um modelo novo de qualificação profissional, diante da importância da cidade para o cenário econômico estadual e nacional.

"A reunião é um desdobramento do encontro realizado no Rio. A proposta é compartilhar estrutura para qualificar mão de obra. Vivemos uma oportunidade de desenvolver um novo projeto para a definição de cursos baseados no diálogo com o setor produtivo, para identificar a demanda e empregar a mão de obra local", reiterou.

Os presidentes da Faetec, João Carrilho; e do CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) Rogério Pires, também participaram do encontro.

A reunião contou com a participação dos representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Comissão Municipal da Firjan, Sebrae, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), Convention and Visitors Bureau (CVB), Polo Gastronômico Macaé e Sociedade dos Engenheiros do Petróleo (SPE).

"Quando a cidade volta a crescer e se desenvolver, o comércio é impactado de forma positiva. Nosso setor também se beneficia com a qualificação da mão de obra, que nos ajuda a acompanhar as transformações e inovações, além de garantir o atendimento adequado a um novo público", apontou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Luís Henrique Fragoso.

Também estiveram presentes o Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; os Secretário adjuntos de Trabalho e Renda, Christiano Almeida Gelinho, e de Políticas Energéticas, Júnior Luna; além do Secretário adjunto de Qualificação Profissional, Dennis Madureira; e da Secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki