Mobilidade Urbana divulga balanço das ações de 2021

Foram ampliados percursos e alterados itinerários para melhor atender bairros

Por RJNEWS em 02/01/2022 às 06:55:39
As operações continuam com foco no ordenamento do trânsito e segurança

As operações continuam com foco no ordenamento do trânsito e segurança

Com um trabalho focado para atender a demanda do município na retomada do crescimento, ao mesmo tempo em que foi necessário o apoio às ações do município de enfrentamento ao coronavírus, a Secretaria de Mobilidade Urbana termina o ano com avanços em diversos setores.

Acompanhe as ações realizadas ao longo do ano de 2021:

Transporte público – O ano foi marcado pela intensificação das fiscalizações junto à concessionária responsável pelo transporte urbano desde janeiro. Nas rondas constantes nos pontos de embarque e desembarque, nos terminais de ônibus e ponto final do Frade, os fiscais da Coordenadoria de Transportes atuaram na fiscalização, aplicando mais de 3 mil autuações à concessionária relacionadas a itens de segurança, tacógrafo, elevador de cadeirante, pneus, entre outros. Com a ampliação da frota em junho, foi possível aumentar os ônibus em circulação, em mais de 80%.

Readequação de linhas – Após estudos, a coordenadoria de Planejamento de Transporte realizou, ao longo do ano, a readequação de 12 linhas de ônibus. Foram ampliados percursos e alterados itinerários para melhor atender bairros como Lagomar, Ingazeira (Imburo), Campo D"Oeste, Miramar, Novo Visconde, Lagoa, Engenho da Praia e Imboassica. Novas adequações serão feitas em 2022.

Terminal Cehab e Lagoa – A desativação do Terminal Cehab cumpriu determinação da Defesa Civil e Ministério Público. O local oferecia riscos aos usuários do transporte público e, agora, será reformado. Para atender à população, durante este período, foi construído o Terminal Provisório Cehab próximo ao local. A última intervenção neste terminal foi em 2011.

Depois de anos interditado, a Prefeitura de Macaé desmobilizou definitivamente o Terminal Lagoa.

Nova licitação – A Mobilidade Urbana está agilizando o processo da nova licitação do transporte público. No meio do ano foi aberto o estudo para a licitação do transporte. O processo da nova licitação para o transporte coletivo urbano segue, agora, para outros órgãos da Prefeitura de Macaé e os trâmites legais, com a realização de audiências públicas.

Cadastramento e vistorias – Desde o início do Calendário Municipal de Cadastramento e Vistoria, já foram vistoriados 720 veículos de transporte de passageiros. A ação é voltada para todas as empresas de fretamento, ônibus urbano, transporte escolar, além de taxistas e cooperativas de transporte de passageiros.

Ônibus de Turismo - Em parceria com a Secretaria Adjunta de Turismo, a Mobilidade Urbana desenvolveu o QR Code de Credenciamento para controle das atividades de Turismo por empresas com veículos que visitam a cidade.

Abrigos de ônibus – O processo para implantação de mais abrigos de ônibus está em andamento para atender as demandas do município. Enquanto o processo segue os trâmites legais, a Secretaria de Mobilidade Urbana recuperou alguns equipamentos, com mão de obra e materiais próprios, levando em conta a demanda dos locais e o atendimento à população.

Cartão Macaé – Benefício para os moradores do município, quem possui o Cartão Macaé paga apenas R$1,00 na passagem de ônibus urbano. O setor é o de maior movimento na secretaria e, ao longo do ano, registrou um total de 37.172 atendimentos diversos até o dia 27 de dezembro. Foram solicitadas 6.208 e 4.576 primeiras e segundas vias, respectivamente, além de desbloqueios (8.789) e retiradas do cartão (8.988).

Estacionamento rotativo – Com o retorno das atividades presenciais, o estacionamento rotativo voltou à Área Azul da cidade. Após fiscalizações e exigências por parte da secretaria, a Rek Parking realizou nova pintura nas vagas do estacionamento rotativo, além de investir cerca de R$ 1 milhão em novos parquímetros sustentáveis e triplicar o número de monitores. A previsão é que, em janeiro de 2022, a Rek Parking faça o lançamento de um novo aplicativo para facilitar e agilizar o acesso aos usuários.

Ciclovia – A secretaria também vem dando apoio e suporte à prática do ciclismo, com o projeto de ampliação das ciclovias da cidade para atender atletas e também aqueles que a utilizam como meio de transporte. Foram realizados encontros com representantes das equipes de ciclismo de Macaé, onde foram definidas estratégias para atender este segmento. O projeto prioritário que está sendo trabalhado é a Rota 2, que vai ligar o Bairro da Glória ao Parque de Tubos.

Engenharia de Trânsito – A equipe do setor de engenharia está trabalhando em vários projetos para a melhoria da Mobilidade Urbana. Muito aguardada, a sinalização horizontal nas vias do município vai começar em janeiro. E, o processo de licitação para a sinalização vertical está sendo concluído. A recuperação do sistema semafórico, com novos controladores e equipamentos de manutenção diversos, também está em andamento.

Trânsito – O fortalecimento da relação da prefeitura com as forças de segurança (Polícias Militar e Civil) deu início às ações de fiscalização e combate aos rolezinhos e circulação de motocicletas irregulares. As operações continuam com foco no ordenamento do trânsito e segurança para os cidadãos do município. As ações, que contam com apoio da população, acontecem em dias e locais aleatórios com intuito de coibir essas práticas.

A secretaria também vem estreitando o relacionamento com as instituições do município, como Polo Gastronômico, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e Convention & Visitors Bureau de Macaé para a implantação de um selo para identificar os profissionais de entrega (motoboys) que têm suas motocicletas regulamentadas e prestam um bom serviço.

Os agentes da Coordenadoria de Trânsito também atuaram em todas as barreiras sanitárias, no ordenamento de acesso às praias e cachoeiras durante o verão deste ano, além de atuar diariamente e, em ocasiões especiais, no ordenamento do trânsito do município.

A Secretaria de Mobilidade Urbana trouxe para Macaé o Estágio Básico de Motopatrulhamento – EsBaM, ministrado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), por meio do Comando de Operações Especiais do Batalhão de Polícia de Choque. A capacitação foi direcionada aos agentes de trânsito.

Smart City – Está em andamento na secretaria o projeto do Centro de Inteligência em Mobilidade e Apoio ao Cidadão (Cimac), que une tecnologia e dados para o desenvolvimento da gestão da cidade, em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com o foco na mobilidade urbana. O Cimac começa a partir da Mobilidade, com foco na gestão do trânsito, ampliando o controle da cidade, juntamente com outros órgãos municipais e instituições, por meio da tecnologia e da base de dados.

Educação para o Trânsito – Uma das prioridades da secretaria, é a educação, por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizou diversas Blitze Educativas ao longo do ano, com foco na conscientização e prevenção de acidentes. Desde janeiro, foram realizadas diversas ações em vários pontos do município, inclusive na Região Serrana. As ações aconteceram ao longo do ano e, com ênfase em datas especiais, como o Maio Amarelo, Dia da Mulher, Semana Nacional do Trânsito, Carnaval e fim de ano.

Em setembro, o mês inteiro foi dedicado às atividades voltadas para um trânsito mais seguro, com encontros com motociclistas, Blitzen Educativas e a realização do I Seminário de Mobilidade Urbana de Macaé.

Também foram realizadas palestras de Educação e Segurança no Trânsito, presenciais e online, para empresas pela equipe de Educação para o Trânsito.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki