Macaé avança com a retomada do desenvolvimento econômico

Segundo prefeitura, ambientes de negócios resultaram em benefícios à população de Macaé em 2021

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 31/12/2021 às 14:42:14
Diversas ações em 2021 favoreceram o ambiente de negócios e geração de empregos

Diversas ações em 2021 favoreceram o ambiente de negócios e geração de empregos

Diversas ações favoreceram a retomada do desenvolvimento econômico, em Macaé, este ano. Para avançar na melhoria do ambiente de negócios da cidade, o governo municipal promoveu maior diálogo com as instituições empresariais, sendo, ainda, sede de encontros regionais, que aproximaram o poder público com as grandes âncoras do segmento de petróleo e gás, além de buscar celeridade nos licenciamentos para novos empreendimentos como, por exemplo, a expansão do setor varejista. O reconhecimento como capital nacional de energia, com a atração de 13 termelétricas, duas em operação, também é um ponto de destaque para 2021.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, destaca que esses ambientes de negócios resultaram em benefícios para a população com o saldo positivo de empregos para o município, que lidera o ranking do Estado do Rio de Janeiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

"O governo estará sempre buscando o diálogo com as instituições, proporcionando maior efetividade aos negócios, desde a manutenção do funcionamento dessas empresas mesmo em um período de pandemia da Covid-19, a relacionamentos e desburocratização de processos, consolidando Macaé como cenário de destaque. Para o próximo ano, a proposta é manter um calendário de rodada de negócios, movimentando ainda mais a economia local", frisa o secretário.

A preservação dos marcos regulatórios das atividades de exploração e produção de óleo, gás e energia na Bacia de Campos, que já promove a retomada da economia das cidades do interior fluminense, está garantida através do pacto firmado, esta semana, por Macaé, junto ao governo do Estado. O governador Cláudio Castro garantiu que irá vetar o Projeto de Lei 5190/2021, aprovado este mês pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Outro avanço destacado pelo secretário é que Macaé foi escolhida para sediar a Agência de Desenvolvimento Econômico Regional - Resolve RJ. O objetivo é atender empreendedores e empresários, em um único espaço físico, para resolver todas as questões referentes aos seus negócios.

Com a expansão de negócios e atração de investimentos na cidade, a Prefeitura de Macaé recebeu cerca de 200 pedidos de consulta prévia, nos primeiros 10 meses de 2021, realizados por empreendimentos que têm interesse em se estabelecer no município.

"A articulação da administração municipal com o governo do Estado do Rio de Janeiro proporcionou a isenção de ICMS sobre o gás para geração de energia elétrica à base de térmica, oriundo do pré-sal. As visitas dos consulados e das câmaras de desenvolvimento também contribuíram para a retomada do desenvolvimento econômico em Macaé", pontua Rodrigo Vianna.

Revitalização de Campos Maduros

O Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar) e a Nova Lei do Gás prometem alavancar a economia de Macaé, com geração de empregos e a manutenção da indústria de bens e serviços locais. As perspectivas de investimentos são de US$ 30 bilhões na região. O município foi sede do workshop com a participação de diretores das principais operadoras globais de energia.

Turismo Forte

A segunda edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense, realizada em Macaé, integrou os 13 municípios da Costa do Sol fluminense este ano. O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura, discutiu os desafios do segmento com a retomada das atividades, tendo como foco o fomento no interior do Rio de Janeiro.

Outra ação que irá fortalecer o turismo é o Posto de Informações Turísticas (PIT), em construção no calçadão da Praia de Cavaleiros, local que reúne uma grande concentração de turistas e visitantes na cidade. A área construída de 48,5 metros quadrados vai funcionar de domingo a domingo com atuação de agentes e turismólogos da Secretaria Adjunta de Turismo.

Piscicultura Comunitária

A Prefeitura de Macaé deu início à ativação da represa do Aterrado do Imburo que vai transformar a vida dos produtores de tilápia no município. O projeto "Piscicultura Comunitária" está sendo implementado pela Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura e inclui tratamento da área da represa, que tem cerca de 6.000m², para o cultivo do pescado em tanques-rede que serão cedidos a produtores. A projeção é que haja um incremento na produção cultivada do pescado, aumento da renda dos produtores e fomento do turismo no local.

Foto: Rui Porto Filho

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki