Corredor Ecológico integra Parque Atalaia à ReBio

A iniciativa é fruto de um dos principais programas de reflorestamento da região

Por RJNEWS em 23/12/2021 às 05:18:14
As primeiras mudas que irão compor o corredor ecológico foram plantadas na manhã desta quarta-feira (22)

As primeiras mudas que irão compor o corredor ecológico foram plantadas na manhã desta quarta-feira (22)

Um corredor ecológico de 14 quilômetros integrará as áreas do Parque Municipal Atalaia e a Reserva Biológica União (ReBio), através do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que irão recompor vegetação situada às margens do Rio Macaé. A iniciativa é fruto de um dos principais programas de reflorestamento da região, promovido em parceria entre a prefeitura e o governo Estadual, com a contrapartida do grupo empreendedor do Terminal Portuário de Macaé (Tepor).

As primeiras mudas que irão compor o corredor ecológico foram plantadas na manhã desta quarta-feira (22) pelo prefeito Welberth Rezende, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Thiago Pampolha e o diretor do Tepor, Fabiano Crespo, no evento realizado na Fazenda Três Marias, situada à margem da BR 101. O plantio marcou também o lançamento do Programa Pacto pelas Águas: Proteção e Recuperação das Mananciais de Abastecimento Público.

"Estamos discutindo muito o desenvolvimento econômico de Macaé e hoje temos a prova de que é possível crescer de forma sustentável. E não abrimos mão do meio ambiente em nome do progresso. As compensações são verdadeiramente a garantia da nossa sobrevivência e das gerações futuras, o que permitem, hoje, a cidade crescer economicamente e gerar empregos, preservando o ecossistema de forma adequada e sustentável", afirmou o prefeito.

Ao todo, 32,5 hectares de áreas situadas entre as Fazendas Três Marias e Barrancas serão reflorestadas, como contrapartida assumida pelo grupo empreendedor do Tepor na construção de linhas de dutos de gás. A medida permitirá a conexão entre as áreas das duas reservas, integrando assim animais de diversas espécies nativas da região.

"O nosso desafio sempre é mostrar o melhor caminho para viabilizar investimentos da iniciativa privada, dentro dos parâmetros necessários para a preservação do nosso meio ambiente. E aqui registramos o sucesso dessa proposta que deixa um legado imensurável, não só para Macaé e região, mas também para todo o nosso Estado", afirmou o Secretário estadual do Meio Ambiente, Thiago Pampolha.

Iniciativa histórica - Além de conectar áreas do Parque Atalaia e da Reserva Biológica da União, o corredor ecológico promoverá também um "cinturão" de proteção no trecho de 14 quilômetros de margem do Rio Macaé, reduzindo efeitos de degradação.

A medida foi considerada pelo professor e fundador do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Esteves, como histórica.

"Esse é um momento histórico para mim. Desde que ingressei na UFRJ, em 1970, já se falava na preservação dessas áreas. Estamos aqui construindo o futuro da água de toda a bacia hidrográfica do Rio Macaé. Sem florestas não há como se pensar no nosso futuro. Essas matas garantem a preservação das nossas vidas", destacou.

O Secretário Municipal de Ambiente, Juninho Luna, destacou o empenho de órgãos ambientais, como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, como essenciais para o desenvolvimento econômico e sustentável de todas as cidades da região.

"É um momento muito especial porque marca a união de pessoas que pensam no futuro de Macaé e da região colocando o meio ambiente como prioridade. E esta ação só é possível porque Macaé está recebendo grandes empreendimentos que se comprometem em nos ajudar a conservar o nosso ecossistema", afirmou.

Também participaram do evento, o presidente do INEA, Felipe Campelo, o superintendente geral do INEA, Marcelo Barreto, o superintendente regional do INEA, Ronaldo Paes Leme, o proprietário da Fazenda Três Marias, José Renato, além dos representantes das Secretarias do Meio Ambiente de Carapebus, Rio das Ostras e de Conceição de Macabu.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki