Em Macaé, Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado nesta quarta-feira (1º)

Ações, a partir das 09h, serão realizadas no calçadão da Avenida Rui Barbosa e no Sindicato dos Servidores Municipais

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 30/11/2021 às 11:34:15
Em Macaé, a programação terá início às 09h

Em Macaé, a programação terá início às 09h

Daniela Bairros

Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Apoio às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), irá promover, a partir das 9h, uma série de ações de orientação e testagem, nesta quarta-feira (1º), no calçadão da Avenida Rui Barbosa e no Sindicato dos Servidores Municipais.

Segundo a coordenadora do Programa IST/Aids, Sandra Barcelos, será montada uma tenda em frente à Sociedade Nova Aurora, onde a equipe irá orientar a população quanto à importância do diagnóstico e do tratamento precoce da Aids. Haverá, ainda, distribuição de preservativos e folhetos.

O programa irá oferecer testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C. Numa parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais, os testes serão realizados na sede da entidade, localizada na rua da Igualdade, 38, no Centro, de 9h às 16h30.

Sandra acrescenta que a estratégia também visa alertar a população sobre os cuidados e prevenção contra a Aids. "O foco é orientar sobre os cuidados e prevenção, além dos procedimentos necessários para o diagnóstico e tratamento. A nossa equipe atua durante todo o ano para promover orientação e testagem, e garante o apoio necessário em caso de diagnóstico positivo", destaca.

Luta - O dia 1º de dezembro foi instituído em 1987 como o "Dia Mundial de Luta Contra a Aids", com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem o objetivo de sensibilizar, celebrar a memória dos que morreram em decorrência da doença e comemorar vitórias como o acesso a serviços de tratamento e prevenção disponíveis.

Foto: Reprodução

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki