CONTEC

Nova diretoria do Cine Clube de Macaé vem lutando pela reabertura do espaço

Atualmente, um conv√™nio entre o Cine Clube e a Prefeitura de Maca√©, tenta dar apoio à nova diretoria do espa√ßo

Por Daniela Bairros em 26/11/2021 às 10:53:13
Fachada do Cine Clube Macaé ficaria assim depois da revitalização

Fachada do Cine Clube Macaé ficaria assim depois da revitalização

Daniela Bairros

Desde janeiro deste ano, a nova diretoria do Cine Clube de Macaé, vem lutando pela reabertura do espa√ßo. Depois que a Petrobras, em 2015, encerrou a parceria com o espa√ßo, a Prefeitura de Macaé tem tentado dar apoio à nova diretoria. "A gest√£o do espa√ßo seria dividida entre a Funda√ß√£o Macaé de Cultura, Petrobras e a própria Associa√ß√£o do Cine Clube, mas em 2015, com a crise do petróleo, a estatal paralisou a obra, deixando muito pouco para ser finalizado, e manifestou a inten√ß√£o de encerrar a parceria, com a devolu√ß√£o das chaves à Prefeitura de Macaé, que n√£o aceitou", explicaram o atual presidente e vice-presidente da nova diretora, Luiz Carlos Lelis e Luiz Eduardo de A.P. Fran√ßa, respectivamente. "Este impasse vinha se estendendo, até quem em janeiro deste ano, os sócios se reuniram em assembleia e elegeram uma nova diretoria, que vem trabalhando, arduamente, com objetivo de reabrir este maravilhoso espa√ßo para os cidad√£os macaenses", afirmaram o presidente e vice-presidente.

Uma luz no fim do túnel, ent√£o, surgiu, Em 2007, foi elaborada uma parceria entre a Petrobras e a Prefeitura de Macaé, afim de recuperar o espa√ßo. Com um investimento de aproximadamente R$ 20 milh√Ķes na época, o projeto de revitaliza√ß√£o e manuten√ß√£o pretendia transformar o antigo prédio em um novo espa√ßo cultural, com aproximadamente 1600 metros quadrados.

Fundado em 1964, o Cine Clube Macaé foi construído por iniciativa do empres√°rio Aroldo Costa. Vision√°rio, ele realizou uma movimenta√ß√£o na cidade para que as pessoas se tornassem sócias e empenhasse dinheiro na constru√ß√£o desse grande empreendimento cultural e social da cidade de Macaé.

Segundo o presidente e vice-presidente da nova diretoria do Cine Clube Macaé, atualmente, n√£o existe mais o conv√™nio com a Petrobras, restando apenas o conv√™nio entre o espa√ßo e a Prefeitura de Macaé. "Mas, a prefeitura, por sua vez, manifesta que n√£o tem como assumir o espa√ßo e pretende encerrar o conv√™nio e vem tentando dar apoio à nova diretoria", explicaram.

O Cine Clube Macaé teve sua época de ouro, além da gigantesca sala de proje√ß√£o. O espa√ßo funcionava como um centro cultural, com a realiza√ß√£o de cursos, palestras e apresenta√ß√Ķes. Com o passar dos anos, ficou difícil manter o local somente com a arrecada√ß√£o dos sócios e com o desenvolvimento das novas tecnologias audiovisuais, os equipamentos se tornaram obsoletos, além do alto custo de readapta√ß√£o e manuten√ß√£o, que levaram o espa√ßo a vivenciar um período de declínio. Em 1998, o Cine Clube de Macaé foi fechado. Naquele ano, exibiu o último filme, "Titanic".

"A nova diretoria do Cine Clube possui propostas de projetos para transformar o espa√ßo em um grande Centro Cultural, com cursos de dan√ßa, de teatro, espa√ßo para estúdios de grava√ß√£o, espa√ßo para exposi√ß√Ķes, além do grande sal√£o, com aproximadamente 500 lugares para exibi√ß√£o de pe√ßas teatrais, festivais de música, conven√ß√Ķes para grandes empresas, e proje√ß√£o de filmes".

Segundo o vice-presidente do Cine Clube Macaé, toda esta infraestrutura j√° est√° pronta, apenas faltando alguns detalhes de acabamento, como tela principal do cinema, projetos e mobili√°rio em geral.

Para que efetivamente as a√ß√Ķes possam ser implementadas, a nova diretoria est√° em busca de empresas para patrocinar o projeto, que de acordo com a presid√™ncia do espa√ßo, trar√°, com certeza, muitos benefícios para os macaenses e ainda participar de um grande resgate da memória e do patrimônio cultural de Macaé.

A partir da próxima quarta-feira, dia 1¬ļ de dezembro, a diretoria do Cine Clube Macaé come√ßar√° a fazer o recadastramento dos sócios no endere√ßo Rua Dr. Júlio Olivier, 383, sala 101, no Centro.

Quanto ao conv√™nio entre a prefeitura e o espa√ßo, a reportagem do RJ News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Executivo, mas até o fechamento desta matéria, n√£o obteve retorno.

Foto: Reprodução

Comunicar erro
Zion

Coment√°rios

Casa e Roupa
Anuncie 3