Protocolo de Enfermagem qualifica atendimento na rede de Atenção Básica

A publicação do documento representa mais uma etapa do planejamento executado pela Secretaria Municipal de Saúde

Por RJNEWS em 21/11/2021 às 11:45:33

Iniciativas e práticas que ajudam a aprimorar o cuidado aos usuários da rede pública estão reunidas no "Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Município de Macaé", documento publicado nesta semana no site da prefeitura e disponível a todos os profissionais que atuam nas unidades de assistência à população.

O documento reúne informações e dados técnicos aplicados na conduta de atendimento ao paciente, compilados através do trabalho desenvolvido por mais de 80 profissionais da Enfermagem do município, que compartilharam também grande parte do aprendizado conquistado ao longo de anos no atendimento aos pacientes da Saúde pública da cidade.

"O Protocolo estabelece parâmetros que auxiliam no atendimento à população, registrando oficialmente procedimentos que passam a ser cumpridos por todos os profissionais da rede, facilitando o trabalho e aprimorando o nosso atendimento", destacou Natália Pires Antunes, Coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

Através do Protocolo disponível no link: http://macae.rj.gov.br/midia/conteudo/arquivos/1636696454.pdf , ficam estabelecidos procedimentos como prescrição de remédios, orientação aos pacientes e fluxos de atendimento nos programas e unidades de referência que integram a rede de Atenção Básica.

"Na Saúde é importante a regulamentação de procedimentos realizados em nossas unidades, padronizando o atendimento, reduzindo os riscos. E a Enfermagem cumpre um papel significativo na nossa assistência e, por isso, precisa estabelecer critérios que estão agora disponíveis a todos os profissionais", apontou o Secretário de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

A publicação do documento representa mais uma etapa do planejamento executado pela Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de otimizar recursos, aprimorar o atendimento e garantir assistência plena à população.

"Essa é a primeira vez que Macaé registra um Protocolo de Enfermagem produzido através da dedicação dos nossos profissionais. E esse trabalho influenciará de forma direta na qualidade de atendimento á população", ressalta a Secretária de Saúde, Liciane Furtado.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki