Moradores de Macaé denunciam demora para marcação de consultas e necessidade de refazerem exames para cirurgias

Em um dos casos, a moradora do Nova Esperança, Luciana Pereira dos Santos Carneiro, espera na fila por uma cirurgia de hérnia, mas devido à demora, precisou refazer os exames pré-operatórios

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 08/11/2021 às 09:56:29
Segundo a denúncia, há espera para cirurgias e realização de exames

Segundo a denúncia, há espera para cirurgias e realização de exames

Daniela Bairros

Moradores de Macaé estão denunciando o descaso na saúde do município. Em um dos casos, a moradora do Nova Esperança, Luciana Pereira dos Santos, de 54 anos, espera na fila há mais de cinco meses, pois necessita fazer uma cirurgia de hérnia. Ela explicou à reportagem do RJ News nesta segunda-feira (08) que está com pedido de cirurgia e os exames, do Hospital de Trapiche. Sem conseguir fazer os exames pela rede pública de paciente, Luciana, com ajuda da filha, pagou R$ 90 e fez novos exames. O resultado, segundo ela, sairá no próximo dia 11. "Preciso fazer esta cirurgia de hérnia depois que operei o câncer. Sinto muitas dores, minhas pernas ficam inchadas. Com a minha mãe está acontecendo a mesma coisa. Também está esperando. É tudo na espera. Meus exames já venceram duas vezes. Estão brincando com a população de Macaé", desabafou a moradora.

A mãe de Luciana, Telma dos Santos Pereira, de 75 anos, também está sofrendo com a espera. Ela precisa de uma cirurgia em uma das vistas, mas até agora nada. Os exames também já venceram e vão precisar ser refeitos. "Além de ter hérnia, sou paciente oncológica. Mas agora vou pegar os resultados nesta semana, no dia 11, e mostrar os exames para um médico cardiologista para pedir a cirurgia. É muito sofrimento para os pacientes e moradores de Macaé", lamentou Luciana, que informou que os exames da mãe foram pedidos por médicos do Posto Dona Alba e estão com data do ano de 2019.

Outra moradora de Macaé, residente na Comunidade Malvinas, Maria do Carmo Cipriano de Souza, de 53 anos, também relatou ao RJ News a demora, principalmente para marcação de consultas. "Preciso muito ir a um clínico geral, pois tenho um cisto na perna esquerda. E de vez em quando dói. Estou preocupada, porque nunca tive isso. Mas sempre que vou ao posto na tentativa de marcar uma consulta, sempre me respondem: não há vagas ou a agenda ainda não foi aberta para a marcação. É uma pena isso tudo, pois quem sofre é a população de Macaé.

A reportagem do RJ News Notícias entrou em contato com a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Macaé para solicitar informações e respostas, mas até o momento, não se pronunciou.

Resposta da Prefeitura de Macaé

A Secretaria Municipal de Saúde informou que já agiliza a realização de cirurgias eletivas, de acordo com a redução da taxa de ocupação dos leitos de CTI e demais índices de monitoramento da pandemia da Covid-19. A Saúde esclareceu também que o agendamento dos procedimentos é realizado por sistema de regulação, assim como a marcação dos exames pré-operatórios (risco cirúrgico).


Foto: Divulgação



Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki