AmbulatĂłrio de Amamentação do Catan atende semanalmente

O resultado do trabalho, que Ă© realizado desde 2017 no municĂ­pio

Por RJNEWS em 02/11/2021 às 10:13:13
Qualquer pessoa pode ser atendida no ambulatório, sem necessidade de encaminhamentos ou agendamentos

Qualquer pessoa pode ser atendida no ambulatório, sem necessidade de encaminhamentos ou agendamentos

Bernardo tem poucos meses de vida, mas sabe bem o que é bom para a sua saúde: o colo e o leite quentinho de sua mamãe Kimberly, uma das pacientes atendidas pelo Ambulatório de Amamentação, da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan). No local, uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta faz o atendimento todas as terças-feiras, na parte da manhã, oferecendo orientações - a gestantes e lactantes - sobre a amamentação.

O resultado do trabalho, que é realizado desde 2017 no município, vem rendendo frutos. Um deles é o fato de que 97% das mães adolescentes atendidas no espaço praticam a amamentação exclusiva, em livre demanda, proporcionando mais saúde ao bebĂȘ (devido os nutrientes e anticorpos do leite materno) e economia, sem a necessidade de acrescentar fórmulas nessa alimentação.

Qualquer pessoa pode ser atendida no ambulatório, sem necessidade de encaminhamentos ou agendamentos, mas muitas pacientes são referenciadas de outros espaços de saúde, como o Hospital Público de Macaé (HPM). Basta comparecer ao local no dia do atendimento. Toda semana, o grupo recebe mães e familiares para passar orientações, desvendar mitos e esclarecer dúvidas.

O ambulatório surgiu da necessidade em orientar e acompanhar as puérperas visando apoiar o aleitamento materno exclusivo. Os principais atendimentos são correção de pega do peito, confusão de bicos (especialmente pelo uso de chupetas), orientação referente à livre demanda, engasgos, mitos e verdades sobre a amamentação, aleitamento materno exclusivo e auxílio no desmame.

As especialistas Roberta Batista (psicóloga), Vanessa Moreira (assistente social), Priscila Rocha (nutricionista) e Emanuele Frazão (fisioterapeuta) atuam juntas em todos os atendimentos e também recebem bebĂȘs que tiveram alteração no teste da linguinha. Esses bebĂȘs são avaliados pelo odontopediatra, que também é o profissional que realiza a frenotomia, se necessĂĄrio, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A equipe também realiza atendimento para orientação de ordenha e armazenamento de leite materno para volta ao trabalho ou escola.

Segundo a coordenadora do Catan, Verônica Guimarães, a Coordenadoria tem como grande parceiro o Ambulatório de Amamentação, para onde são encaminhadas as gestantes, puérperas para melhor acompanhamento e acolhimento. A Casa da Criança e do Adolescente fica na Rua Dr. Télio Barreto, 316, Centro. Telefone: (22) 2757-3363. Também é possível fazer contato pelo email: [email protected] .

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Zion