Alunos do CAp finalizam aplicativo para práticas sustentáveis

O GaiApp tem como objetivo incentivar a população a praticar ações sustentáveis

Por RJNEWS em 25/10/2021 às 06:57:59
O projeto foi um dos vencedores da maratona on-line Hackathon Macaé Conecta

O projeto foi um dos vencedores da maratona on-line Hackathon Macaé Conecta

Andar de bicicleta, usar ecobags ao fazer compras, reaproveitar o uso de óleo, utilizar energia solar... Todas essas ações, além de focarem em sustentabilidade, também poderão render pontos e se transformar em descontos no dia a dia de quem as pratica. Pelo menos é o que promete o aplicativo GaiApp, que está sendo produzido pelos adolescentes Vitória Dias, Lara Coelho e Rickelmy Pacheco, alunos do Colégio de Aplicação, acompanhados pelo professor Eduardo Damas.

O projeto foi um dos vencedores da maratona on-line Hackathon Macaé Conecta, e está em fase de finalização. O GaiApp tem como objetivo incentivar a população a praticar ações sustentáveis, como reciclagem, reaproveitamento de materiais, utilização de meios de transportes menos poluentes, uso da energia solar, entre outros. Para alcançar esse propósito, o aplicativo GaiApp vai possibilitar o registro das atividades realizadas pelos usuários, além de estabelecer parcerias com o comércio local e a prefeitura.

Eduardo Damas comemora a premiação dos alunos. "Nessa maratona de inovação, eles tinham que desenvolver ideias sustentáveis para serem colocadas em prática no município e eles venceram na categoria de ensino médio. Agora, estamos em período de desenvolvimento do aplicativo", observa.

O nome do aplicativo vem de Gaia, que é mãe-terra na mitologia grega. O título veio bem a calhar, visto que a intenção é incentivar as pessoas a praticar essas ações que visam proteger o meio ambiente.

"Ao mesmo tempo, eles vão contribuir para o desenvolvimento do comércio local, e buscar parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo. E então, as pessoas que utilizarem o aplicativo vão tomar essas medidas, registrá-las, e vão ganhar uma pontuação. Essa pontuação vai ser usada como ranking, como se fosse um jogo, interagindo com outras pessoas, e poderá até receber descontos. A ideia seria ter descontos em lojas, que poderiam ser parceiras, se atingir determinado número de pontos. São muitas possibilidades para, também, promover os negócios da cidade que apoiam práticas sustentáveis e que podem contribuir para uma Macaé melhor hoje e no futuro", explica o professor.

Hackathon Macaé Conecta

A maratona online Hackathon Macaé Conecta é uma ação da Secretaria Adjunta de Ensino Superior junto com o Laboratório de Inovação em Gestão Pública, Secretaria Adjunta de Planejamento, Secretaria Adjunta de Educação Básica, Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, e Coordenadoria de Robótica e Inovação - Programa #inovareaprender. O objetivo da Marat é impulsionar o desenvolvimento de Macaé através da ciência, tecnologia e inovação, otimizando produtos e serviços que impactem a melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion