Ônibus Lilás estará em Macaé na próxima segunda-feira

Será na próxima segunda-feira (25), das 10h às 15h, na Praça Washington Luiz

Por RJNEWS em 22/10/2021 às 16:15:18

Mais uma vez, Macaé vai receber a visita do Ônibus Lilás (Unidade Móvel de atendimento às mulheres, do Programa "Mulher, viver sem violência"). Será na próxima segunda-feira (25), das 10h às 15h, na Praça Washington Luiz, no Centro. Entre os serviços oferecidos no dia estão: isenção de taxas de 2ª via de documentos, orientação jurídica, psicológica e orientação de assistência social para as mulheres, além de inscrições para cursos de qualificação profissional.

O ônibus é uma ação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, que atua em parceria com os municípios oferecendo um espaço móvel com salas de atendimento de assistência social e jurídica, para acolher essa mulher e orientar acerca dos seus direitos. Jane Roriz, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), comemora a realização do serviço.

"Receber o Ônibus Lilás e sua equipe no município de Macaé. com uma ação em conjunto com a equipe do Ceam, de uma forma itinerante, é de grande importância, pois visa desenvolver estratégias na linha da prevenção, na garantia do empoderamento das mulheres e direitos humanos como, por exemplo, a divulgação da Lei Maria da Penha, das formas de prevenção, dos mecanismos para romper com a situação de violência, a divulgação dos direitos das mulheres no âmbito das várias políticas públicas e realização dos encaminhamentos do serviço da rede. Tenho certeza que vai ser bem positivo mais essa parceria com o governo do estado trazendo o ônibus para que a gente possa contemplar o maior número possível de mulheres", explica Jane.

Não à violência – Denúncias de casos de violência contra a mulher podem ser feitas, de forma anônima, em delegacias e órgãos especializados, como a própria Ceam. O "Ligue 180", central de atendimento à mulher, funciona 24h, é gratuito e confidencial. O canal recebe denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas. A mulher vítima de violência também pode procurar ajuda em farmácias e drogarias marcando um "X" vermelho na palma da mão.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki