Câmara de Macaé ouvirá representante de transporte escolar

Durante sessão na última terça-feira (19), vereador Cesinha (PROS) questionou baixa remuneração de monitores e condutores

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 22/10/2021 às 10:45:19
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Macaé, Cesinha, questionou a remuneração de monitores e condutores

Vereador e presidente da Câmara Municipal de Macaé, Cesinha, questionou a remuneração de monitores e condutores

Daniela Bairros

A Câmara de Macaé aprovou, na última terça-feira (19), a convocação do representante de uma das cooperativas que realizam o transporte escolar, na rede municipal, para esclarecimentos no plenário. O líder do governo Guto Garcia (PDT) fez um requerimento verbal, durante debate sobre a proposição do presidente Cesinha (Pros), que pedia informações ao Executivo sobre o serviço.

"Como pode ser que uma cooperativa pague apenas R$ 5,34 por hora aos monitores de vans, sendo que as demais pagam um salário mínimo?", questionou Cesinha. Ele argumentou que os profissionais têm grande responsabilidade ao acompanhar as crianças.

Edson Chiquini (PSD) acrescentou que o contrato prevê, além do salário, todos os direitos trabalhistas. Segundo ele, a cooperativa já tem dois processos, um por situação trabalhista e outro por apropriação indébita. Chiquini pediu que a Secretaria de Educação verifique as listas de motoristas e a quais cooperativas eles estão ligados.

George Jardim (PSDB) deu o exemplo dos que atendem escolas de Serro Frio, Sana e Serra Escura. "São pessoas que conhecem a região e dirigem por vias em mau estado. Seus carros sofrem maior deterioração e a manutenção é mais cara", afirmou, sugerindo ainda que se relacione quais veículos estão disponíveis para cada escola.

Técnico da Educação também comparecerá

Guto, que já foi secretário de Educação, afirmou que é possível levantar essas informações. "Proponho que já na semana que vem o responsável venha nos esclarecer a respeito". Por sugestão de Cesinha, o líder acrescentou à sua proposta verbal o convite a um técnico da secretaria, para tirar dúvidas dos parlamentares, no mesmo momento.

Os dois requerimentos foram aprovados por unanimidade e os vereadores ainda decidirão se os depoimentos serão ouvidos na terça ou na quarta-feira da semana que vem.

Foto: Tiago Ferreira

Comunicar erro
AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS

Comentários

Zion