Outubro Rosa: encontro aborda a vida após o diagnóstico

É preciso que a mulher se olhe, se conheça, se perceba

Por RJNEWS em 22/10/2021 às 06:49:02
Nesta quarta-feira (20), foi a vez da Secretaria Adjunta de Pesca participar da iniciativa

Nesta quarta-feira (20), foi a vez da Secretaria Adjunta de Pesca participar da iniciativa

A conscientização sobre o câncer de mama está sendo abordada em diferentes ações pela Prefeitura de Macaé. Nesta quarta-feira (20), foi a vez da Secretaria Adjunta de Pesca participar da iniciativa do Outubro Rosa, com a realização da palestra: "O câncer de mama chegou. O que fazer agora?".

O encontro, realizado no auditório do Paço Municipal, reuniu mulheres para escutar a trajetória de convivência com o câncer de mama vivida por Bruna Blase. Aos 35 anos, ela recebeu o diagnóstico há dois anos e decidiu enfrentar essa jornada compartilhando com outras mulheres a importância do autocuidado e da realização de exames periódicos.

"É preciso que a mulher se olhe, se conheça, se perceba. Eu descobri o câncer aos 33 anos e sem histórico familiar. Conviver com a doença não é fácil, mas eu escolhi viver, escolhi ressignificar e enxergar o câncer como uma página da minha vida e não o livro todo", afirmou Bruna que é paciente oncológica metastática, ou seja, com presença de células cancerígenas já identificadas em outras partes do corpo, além da mama.

"Há cerca de um ano eu decidi compartilhar a minha experiência para mostrar que existe vida após o diagnóstico, e que é possível ter positividade mesmo diante de uma doença tão séria como o câncer" destacou Bruna, que segue em tratamento e utiliza a página no Instagram @sorrindomesmocomcancer para dividir informações e fomentar a conscientização sobre o assunto.

O secretário adjunto de Pesca, Jair Gomes Júnior, ressaltou a intenção da pasta em integrar as ações que focam na temática Outubro Rosa. "O objetivo é somarmos nessa corrente, que é acima de tudo, uma reflexão sobre a vida", pontuou.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion