Governo macaense discute planejamento estratégico

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm suas propostas e metas para que os municípios cumpram até 2030

Por RJNEWS em 20/10/2021 às 16:17:19
O prefeito Welberth Rezende e Romulo Campos

O prefeito Welberth Rezende e Romulo Campos

O prefeito Welberth Rezende e todo o quadro de secretariado municipal participaram nesta quarta-feira (20) no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, do evento "Caminhos para o Desenvolvimento", oficina de moderação em processos participativos, promovida pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM). O evento ocorre até sexta-feira (22) e até lá serão discutidas as diretrizes que nortearão os caminhos a serem percorridos pelo governo municipal na perspectiva Macaé 2030.

- O Escritório de Gestão, Indicadores e Metas é um grupo de planejamento estratégico da prefeitura que vai desenhar junto com nossas propostas, nosso Plano Diretor e diretrizes da ONU, um protocolo para atingirmos nossos objetivos para a população dentro de uma voz única - destacou o prefeito.

De acordo com o gestor do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM), Romulo Campos, a oficina é de processo participativo e colaborativo para a realização do alinhamento do governo 2021-2024 se adequando às recomendações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é um programa da Organização das Nações Unidas (ONU).

- Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm suas propostas e metas para que os municípios cumpram até 2030. Por isso estamos pensando na perspectiva de 2030. Já que vamos fazer o alinhamento interno, vamos fazer na perspectiva da ONU, que é uma perspectiva mundial que o município é signatário. Hoje reunimos o grupo de secretários municipais para pensar no nível estratégico porque vamos definir questões prioritárias, qual alinhamento, quais entregas vamos fazer que agreguem valor - detalhou o gestor do EGIM.

O secretário da Casa Civil, Luciano Diniz, ressaltou a importância da discussão sobre planejamento estratégico. "Prezamos por uma gestão organizada, com objetivos e metas, e com isso vamos mostrar as ações para a população", assinalou.

Nos três dias de evento, especialistas em processo participativo vão proferir palestras. Nesta quarta-feira, o moderador José Gabriel Pesce Júnior ministrou as oficinas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion