Justiça do Rio solta jovem preso há nove dias por engano

O jovem já está em casa, em Macaé, ao lado dos pais

Por RJNEWS em 14/10/2021 às 06:50:30
Vinicius Matheus Barreto Teixeira saiu da cadeia José Frederico Marques de Benfica

Vinicius Matheus Barreto Teixeira saiu da cadeia José Frederico Marques de Benfica

Após nove dias preso por um engano da Justiça do Rio, o jovem Vinicius Matheus Barreto Teixeira, de 21 anos, enfim, conseguiu sair da cadeia José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, no início da tarde desta quarta-feira. A juíza Juliana Ferraz Krykthtine, em exercício na 4ª Vara Criminal de Niterói, determinou o relaxamento da prisão de Vinicius.

"Não vislumbro nenhuma necessidade da manutenção da custódia cautelar do réu, até porque juntou nos autos comprovante de residência e cópia da carteira de trabalho. Não foi possível identificar nenhum indício de prova em face do réu, até o presente momento, principalmente da análise detida das interceptações telefônicas constantes dos autos", disse a juíza em sua decisão.

"Cabe destacar que a identificação e qualificação de todo em qualquer investigado é feita pela Polícia Civil e confirmada pelo Ministério Público, titular da ação penal por previsão constitucional, quando do oferecimento da denúncia. Nos presentes autos não foi diferente. Não cabe ao Poder Judiciário investigar, nem mesmo identificar e qualificar os réus", concluiu.

A soltura deveria ter sido aprovada, segundo a defesa do rapaz, ainda no último fim de semana, no entanto, a Justiça alegou que devido ao horário do pedido de habeas corpus, às 17h30 de sexta-feira (8), não havia mais um juiz competente para julgar o caso.

Também nesta quarta-feira, a Polícia Civil do Rio informou que vai abrir um procedimento disciplinar para depurar o caso que envolve a prisão de Vinícius. O jovem já está em casa, em Macaé, ao lado dos pais.

Vinicius foi apontado de ser filho do traficante Messias Gomes Teixeira, homônimo do seu pai, mas a família denunciou a ilegalidade da sua prisão por associação ao tráfico de tóxicos ao ser confundido com o filho do traficante Messias Barreto Teixeira, o "Feio". O traficante está preso desde 2018 e é responsável pelo tráfico de drogas do Morro do Urubu, na Zona Norte do Rio. Já o pai do jovem é funcionário de uma empresa que realiza transporte de equipamentos na cidade.


Fonte: O Dia

Comunicar erro

Comentários

Zion