Saúde regulariza oferta de exames e agiliza resultados

Cerca de 400 exames são realizados por dia

Por RJNEWS em 09/10/2021 às 07:09:57
As unidades de referência da rede de Atenção Básica do município garantem à população a oferta ampliada de exames laboratoriais e agiliza a liberação de resultados e laudos necessários à diagnósticos e continuidade de tratamentos.

Cerca de 400 exames são realizados por dia, através da coleta de sangue realizada em 33 polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares e no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, unidades que promovem o primeiro atendimento e garantem à população o acesso a todos os programas de saúde preventiva.

Nessas unidades, a população encontra também atendimento médico especializado e garante o encaminhamento para a realização de exames nos postos de coleta mantidos por laboratórios que possuem serviço contratualizado junto à Secretaria municipal de Saúde.

"A demanda por exames laboratoriais e de imagem tem aumentado, mediante a ampliação do atendimento em nossas unidades da rede de Atenção Básica. Por isso, já planejamos nova contratualização de exames e assegurar o atendimento adequado à população", explica o Secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

Com a redução dos índices da pandemia da Covid-19, as unidades que compõem o sistema de entrada da rede municipal de Saúde já registram o aumento de demanda por consultas e atendimentos especializados.

Diante deste cenário, a Secretaria municipal de Saúde já executa um planejamento de ampliação da rede de assistência à população, que inclui a criação de novos polos da ESF, a instalação de Centros de Referências em novos espaços ampliados, além da descentralização do sistema de triagem e atendimento ao paciente da Covid-19.

"A vacinação contra a Covid-19 ainda requer uma logística especial de atendimento. Porém, já estamos planejando que a aplicação das doses seja realizada nas nossas unidades da rede de Atenção Básica, integrando este atendimento à rotina das unidades situadas nos bairros", afirma Luiz Carlos.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion