Prefeitura terá sistema de preenchimento online para ônibus de turismo

O setor de Cadastro e Vistoria da Mobilidade Urbana é que irá receber as informações para autorização

Por RJNEWS em 07/10/2021 às 17:27:02
A previsão é que, em torno de 30 dias, já seja possível o acesso online

A previsão é que, em torno de 30 dias, já seja possível o acesso online

Como parte do programa de retomada do turismo no município, as Secretarias de Mobilidade Urbana e Adjunta de Turismo se reuniram, nesta semana, com objetivo de agilizar a implantação do novo cartão de identificação para os ônibus de turismo em geral terem acesso ao município. A ideia é aprimorar o controle na entrada deste modal rodoviário. O novo cartão de identificação dos ônibus terá QR Code para facilitar a ação da fiscalização da Coordenadoria Geral de Transportes e será preenchido online. O setor de Cadastro e Vistoria da Mobilidade Urbana é que irá receber as informações para autorização.

A previsão é que, em torno de 30 dias, já seja possível o acesso online para as empresas de ônibus de turismo fazerem a solicitação de entrada no município. A preocupação do município é com o ordenamento do trânsito e fluxo de pessoas tanto na orla do município, quanto na Região Serrana por conta da chegada da alta temporada 2021-2022.

"A cada ano que passa, a demanda aumenta. Em 2019, na alta temporada, foram mais de 100 ônibus que vieram ao município, sendo 68 só no Réveillon. A implantação desse novo cartão faz parte da retomada do turismo em Macaé, uma vez que a forma predominante, agora, é o turismo pelo modal rodoviário, com destinos de até 600 quilômetros das capitais", explicou o secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

Até que seja implantado o novo sistema, os ônibus de turismo que quiserem entrar no município devem enviar e-mail para a Secretaria Adjunta de Turismo ([email protected]) solicitando orientação sobre os procedimentos. Será encaminhado um formulário que, após preenchido, deve ser encaminhado para o setor de Cadastro e Vistoria da Coordenadoria de Transportes da Mobilidade Urbana ([email protected].gov.br).

Participaram da reunião, o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e turismólogos da Secretaria Adjunta de Turismo.

Em caso de dúvida, os telefones para contato são: (22) 2763-6320 (Cadastro e Vistoria) e (22) 2791-9008, ramal 214 (Turismo).

Feriado de 12 de outubro

A Prefeitura de Macaé já tem um planejamento de ordenamento para o feriado de 12 de outubro (Dia de N.S. Aparecida). A operação será realizada na região serrana, com início na sexta-feira (8) e término na terça-feira (12).

A operação é coordenada pela Secretaria de Ordem Pública e contará com a atuação da Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, Turismo, Ambiente e Sustentabilidade, Coordenadorias de Posturas e Vigilância Sanitária. As ações começam em Córrego do Ouro e seguem no Trapiche, Glicério, Frade e Sana.

As atividades visam garantir um turismo sustentável, em que as pessoas que visitem o local possam usufruir, com ordenamento e respeitando o ambiente.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki