CONTEC

Rede municipal de Sa√ļde da Mulher √© refer√™ncia em preven√ß√£o ao c√Ęncer de mama

rofissionais capacitados ajudam a promover orienta√ß√£o e apoio às macaenses

Por RJNEWS em 07/10/2021 às 17:19:13
O Pronto Socorro Aeroporto é uma das principais referências de atendimento preventivo

O Pronto Socorro Aeroporto é uma das principais referências de atendimento preventivo

A campanha "Outubro Rosa" destaca a refer√™ncia da assist√™ncia promovida pela rede municipal de Aten√ß√£o B√°sica à Saúde da Mulher, um trabalho que vai além da conscientiza√ß√£o e preza a preven√ß√£o, o diagnóstico precoce e o tratamento.

Profissionais capacitados ajudam a promover orienta√ß√£o e apoio às macaenses que encontram nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas Unidades B√°sicas de Saúde (UBS), nos ambulatórios do Pronto Socorro do Aeroporto e no Centro de Especialidades Dona Alba, a porta de entrada para o atendimento necess√°rio a garantir a preven√ß√£o, qualidade de vida e a cura.

O Pronto Socorro Aeroporto é uma das principais refer√™ncias de atendimento preventivo à saúde da mulher no município, ao promover consultas com médico especialista em mama (mastologista). "O diagnóstico precoce garante 95% de chance de cura do c√Ęncer de mama. E esse caminho come√ßa na conscientiza√ß√£o da mulher sobre os cuidados necess√°rios para garantir o atendimento adequado o quanto antes. O autoexame na mama todos os meses, e a consulta ao médico especializado todo ano s√£o importantes. A nossa rede conta com profissionais preparados para promover acolhimento e orienta√ß√£o", destaca a coordenadora do Programa de Aten√ß√£o Integral à Saúde da Mulher (PAISM), a ginecologista Renata Louredo Rodrigues.

Na rede de Aten√ß√£o B√°sica, as mulheres encontram o primeiro atendimento para assegurar o diagnóstico precoce: o exame clínico realizado por médicos ginecologistas e enfermeiros especializados na saúde da mulher.

O seguimento para o diagnóstico conta com a realiza√ß√£o da mamografia, o principal exame de imagem para o rastreio e confirma√ß√£o do c√Ęncer de mama. Devido à import√Ęncia do exame, a rede de Aten√ß√£o B√°sica garante a realiza√ß√£o entre uma semana a 10 dias após o encaminhamento médico.

"A nossa rede de atendimento assegura às mulheres agilidade no acesso à mamografia. N√£o h√° demanda reprimida em nossa rede para esses exames que s√£o fundamentais para um diagnóstico precoce", ressalta a ginecologista.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro
Zion

Coment√°rios

Casa e Roupa
Anuncie 3