Rede municipal de Saúde da Mulher é referência em prevenção ao câncer de mama

rofissionais capacitados ajudam a promover orientação e apoio às macaenses

Por RJNEWS em 07/10/2021 às 17:19:13
O Pronto Socorro Aeroporto é uma das principais referências de atendimento preventivo

O Pronto Socorro Aeroporto é uma das principais referências de atendimento preventivo

A campanha "Outubro Rosa" destaca a referência da assistência promovida pela rede municipal de Atenção Básica à Saúde da Mulher, um trabalho que vai além da conscientização e preza a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento.

Profissionais capacitados ajudam a promover orientação e apoio às macaenses que encontram nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos ambulatórios do Pronto Socorro do Aeroporto e no Centro de Especialidades Dona Alba, a porta de entrada para o atendimento necessário a garantir a prevenção, qualidade de vida e a cura.

O Pronto Socorro Aeroporto é uma das principais referências de atendimento preventivo à saúde da mulher no município, ao promover consultas com médico especialista em mama (mastologista). "O diagnóstico precoce garante 95% de chance de cura do câncer de mama. E esse caminho começa na conscientização da mulher sobre os cuidados necessários para garantir o atendimento adequado o quanto antes. O autoexame na mama todos os meses, e a consulta ao médico especializado todo ano são importantes. A nossa rede conta com profissionais preparados para promover acolhimento e orientação", destaca a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), a ginecologista Renata Louredo Rodrigues.

Na rede de Atenção Básica, as mulheres encontram o primeiro atendimento para assegurar o diagnóstico precoce: o exame clínico realizado por médicos ginecologistas e enfermeiros especializados na saúde da mulher.

O seguimento para o diagnóstico conta com a realização da mamografia, o principal exame de imagem para o rastreio e confirmação do câncer de mama. Devido à importância do exame, a rede de Atenção Básica garante a realização entre uma semana a 10 dias após o encaminhamento médico.

"A nossa rede de atendimento assegura às mulheres agilidade no acesso à mamografia. Não há demanda reprimida em nossa rede para esses exames que são fundamentais para um diagnóstico precoce", ressalta a ginecologista.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion