CONTEC

Maca√© registra queda de 87,6% em √≥bitos por Covid-19 nos √ļltimos seis meses

Resultado é atribuído ao avanço da vacina

Por Daniela Bairros em 07/10/2021 às 15:16:17
As mortes por Covid-19 no município caíram nos últimos seis meses

As mortes por Covid-19 no município caíram nos últimos seis meses

Daniela Bairros


Como efeito principal da efic√°cia no avan√ßo da campanha municipal, Macaé registra a queda de 87,6% no número de óbitos por Covid-19 nos últimos seis meses. O município também segue como refer√™ncia no Estado nas a√ß√Ķes de enfrentamento à dissemina√ß√£o do vírus, mantendo o menor índice de cont√°gio (risco baixo) de acordo com an√°lise do grupo multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A redu√ß√£o dos óbitos por Covid-19 na cidade foi alcan√ßada de forma mais expressiva entre abril e setembro deste ano, período em que a cidade atingiu 70% da popula√ß√£o total vacinada com a primeira dose e 40,5% da popula√ß√£o total completamente imunizada com as duas doses ou dose única.

Em setembro, Macaé registrou também o menor número de óbitos por Covid-19 no ano (18), o que representa a queda de 87,6% em compara√ß√£o a abril (145), m√™s em que a cidade alcan√ßou o cen√°rio mais crítico da pandemia.

"Os números, sem sombra de dúvidas, s√£o o reflexo da efici√™ncia da nossa campanha de vacina√ß√£o da popula√ß√£o, representada pela queda do índice de óbitos registrada desde julho, e também na redu√ß√£o da taxa de ocupa√ß√£o dos leitos Covid-19 (CTI e enfermaria). Mas é necess√°rio que a popula√ß√£o cumpra o esquema vacinal com as duas doses, além de manter os protocolos sanit√°rios de uso de m√°scaras, distanciamento social e higieniza√ß√£o das m√£os", alerta a coordenadora de Vigil√Ęncia Epidemiológica, Lisa Chagas.

De acordo com os últimos dados do estudo "Covidímetros com Estimativa", realizado pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé mantém o menor índice de risco da pandemia (Baixo: 0,82), em compara√ß√£o a média estadual (Alto: 1,25) e as demais cidades também avaliadas pela equipe, Rio de Janeiro (Alto: 1,46), Niterói (Moderado: 1,15), Duque de Caxias (Alto: 1,24) e Nova Igua√ßu (Alto: 1,21).

Foto: Reprodução
Comunicar erro
Zion

Coment√°rios

Casa e Roupa
Anuncie 3