Postos do Rio sofreram cinco roubos à 'passaporte da vacina'

Casos aconteceram em Bangu, Barra da Tijuca e Marechal Hermes. SMS ainda registrou oito tentativas de fuga com o comprovante

Por RJNEWS em 20/09/2021 às 06:34:47
Em nota, a SMS reforçou que quem subtrai e usa documentos de vacinação adulterados comete crime

Em nota, a SMS reforçou que quem subtrai e usa documentos de vacinação adulterados comete crime

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio registrou cinco roubos de comprovante de vacinação em postos de Bangu e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e em Marechal Hermes, na Zona Norte, além de outras oito tentativas frustradas pelos profissionais de saúde, que conseguiram recuperar os documentos. Os casos aconteceram na mesma semana em que o "passaporte de vacina" passou a valer para a entrada em locais fechados, de uso coletivo da cidade.

De acordo com a SMS, nos casos em que o roubo se concretizou, foram registrados boletins de ocorrência junto à Polícia Civil por subtração de documento público, tendo um dos casos o agravante de agressão à uma técnica de enfermagem. A pasta passou os nomes e CPFs dos acusados às autoridades policiais. O comprovante é entregue ao paciente antes da aplicação da vacina, para que ele possa conferir os dados, e é neste momento que as pessoas tentam deixar o posto com o comprovante.

Nesta semana, o Centro Municipal de Saúde (CMS) Hamilton Land, na Cidade de Deus, na Zona Oeste, foi alvo de três casos de pessoas que tentaram fugir da unidade com o comprovante de vacinação incompleto e sem receber a dose de imunizante. Uma profissional de saúde da unidade relatou que chegou a ser ameaçada por um homem que se identificou como militar e foi coagida a aplicar a vacina de vento, ou seja, sem o líquido do imunizante.

Em nota, a SMS reforçou que quem subtrai e usa documentos de vacinação adulterados comete crime e está sujeito às penalidades legais. "Consumado ou não, o ato de tentar deixar a unidade de saúde com o comprovante de vacinação, mas sem se vacinar, está ainda sujeito a multa", disse a Secretaria. Nesta sexta-feira (17), cambistas venderam "passaportes" a R$100 na frente do show do cantor Diogo Nogueira na Jeunesse Arena. Os cambistas pediam nome e outros dados dos interessados e depois entregavam o passaporte fraudado.


Fonte: O Dia

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki