BANNER

Urgente: Damares Pede Impeachment de Lupi por Omissão no INSS

Senadora acusa ministro de crime de responsabilidade em esquema de desvio de benefĂ­cios.

Por RJNEWS em 29/04/2025 às 19:50:28

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) formalizou, nesta terça-feira, uma representação à Procuradoria-Geral da RepĂșblica, solicitando o impeachment do ministro da PrevidĂȘncia Social, Carlos Lupi. A acusação central Ă© de omissão diante de um esquema de desvio de benefĂ­cios destinados a aposentados e pensionistas do INSS.

O documento foi entregue diretamente ao procurador-geral da RepĂșblica, Paulo Gonet, com a alegação de que Lupi tinha conhecimento da fraude desde junho de 2023. Segundo a senadora, registros do Conselho Nacional de PrevidĂȘncia Social (CNPS) demonstram que o tema foi debatido em diversas reuniões do colegiado, sem que o ministro tomasse providĂȘncias para iniciar investigações internas.

"Com a conduta de ignorar os alertas sobre o grande volume de descontos não autorizados, o denunciado contribuiu para que a fraude fosse continuada e seu potencial lesivo ganhasse contornos superlativos, com prejuĂ­zo Ășltimo aos cofres pĂșblicos." disse a senadora Damares.

Para Damares, a inĂ©rcia de Carlos Lupi configura crime de responsabilidade fiscal. Ela questiona como o ministro pôde permanecer inerte diante das evidĂȘncias apresentadas. Foram indicadas como testemunhas os conselheiros do CNPS Tonia Galleti e HĂ©lio Queiroz, a auditora do Tribunal de Contas da União Sibele Farias Marchesani, e o ministro da Controladoria-Geral da União, VinĂ­cius Marques de Carvalho.

Simultaneamente ao pedido de impeachment, Lupi compareceu à Comissão de PrevidĂȘncia Social da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre o caso. Segundo o ministro, o esquema de desvio era praticado por "algumas entidades" especĂ­ficas. Ele se defendeu, alegando inocĂȘncia e defendendo a permanĂȘncia do PDT na Esplanada dos MinistĂ©rios, mesmo com a PolĂ­cia Federal conduzindo uma investigação.

Damares Alves, autora do pedido de impeachment, tambĂ©m participou da reunião na Câmara, buscando confrontar o ministro. No entanto, não conseguiu espaço para discursar devido à grande demanda de deputados que tambĂ©m queriam questionar o ministro.

Este caso expõe mais um escândalo de corrupção durante o governo Lula, reiterando a necessidade de uma investigação rigorosa e transparente para punir os responsĂĄveis e restaurar a confiança da população nas instituições pĂșblicas.

*Reportagem produzida com auxĂ­lio de IA

Comunicar erro
Corretora

ComentĂĄrios

Zion