CONTEC

Ensino Superior faz sele√ß√£o para bolsas de apoio à pesquisa

A sele√ß√£o de pesquisadores, vinculados às institui√ß√Ķes de Ci√™ncia e Tecnologia de Maca√©

Por RJNEWS em 13/09/2021 às 14:59:02

Ensino Superior faz sele√ß√£o para bolsas de apoio à pesquisa

A Secretaria Adjunta de Ensino Superior publicou edital de sele√ß√£o para concess√£o de bolsas de apoio à pesquisa. A sele√ß√£o de pesquisadores, vinculados às institui√ß√Ķes de Ci√™ncia e Tecnologia de Macaé, j√° est√° aberta e segue até a próxima sexta-feira (17). A ideia é promover a√ß√Ķes de fomento, fortalecimento e consolida√ß√£o do ecossistema de inova√ß√£o em √°reas estratégicas de desenvolvimento de ci√™ncia, tecnologia e inova√ß√£o com potencial de gera√ß√£o de negócios de base tecnológica no município.

A secret√°ria adjunta de Ensino Superior, Flavi√° Picon, destaca que a import√Ęncia dessa iniciativa para o desenvolvimento da cidade se faz mediante a necessidade de fortalecimento do ecossistema de inova√ß√£o que garanta a agenda 2030 - sustentabilidade, em uma proposta de sinergia de v√°rios setores em a√ß√£o conjunta por inova√ß√Ķes respons√°veis em Macaé. "Além disso, o objetivo é intensificar o relacionamento entre Institui√ß√Ķes de Ensino Superior e Pesquisa e Empresas, por meio da realiza√ß√£o de projetos de pesquisa cooperativos e cofinanciados pelas empresas parceiras", acrescenta.

O processo de inscri√ß√£o se dar√° por meio de duas etapas: pré-sele√ß√£o dos pesquisadores participantes, por meio do envio eletrônico para o email: [email protected], contendo os seguintes documentos: formul√°rio de inscri√ß√£o com dados pessoais (anexo 1 do edital); envio do projeto b√°sico com as a√ß√Ķes e proposi√ß√Ķes de cada pesquisador respons√°vel para o atendimento aos artigos 1¬ļ e 2¬ļ do edital ( anexo 2); sele√ß√£o dos pesquisadores pré-selecionados para comprova√ß√£o da documenta√ß√£o exigida no processo de pré-sele√ß√£o e apresenta√ß√£o oral em até 10 minutos do proposto no projeto b√°sico à banca avaliadora.

O projeto ser√° desenvolvido no período de outubro a dezembro de 2021. Cada pesquisador poder√° inscrever até tr√™s estudantes de Ensino Superior para atuarem nas a√ß√Ķes de inicia√ß√£o tecnológica e científica. Ser√£o selecionados pesquisadores nas seguintes quantidades e √°reas tem√°ticas: dois pesquisadores para a √°rea de Efici√™ncia Energética; dois pesquisadores para a √°rea de Tecnologia Digital; dois pesquisadores para a √°rea de Robótica; dois pesquisadores para a √°rea de Educa√ß√£o e Desenvolvimento Humano ( saúde/bem estar e sustentabilidade); dois pesquisadores para a √°rea de gera√ß√£o de negócios de base tecnológica (startup).

A divulgação de resultados preliminares será no dia 20 de setembro, com apresentação dos documentos e da proposta do projeto básico entre os dias 21 e 24 de setembro em horário agendado. O resultado final sairá no dia 30 deste mês.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Coment√°rios

Casa e Roupa
Anuncie 3